Notícias -

Ônibus da Biometria leva atendimento itinerante a Sorocaba

30 de Janeiro de 2018
Divulgação TRE-SP

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Justiça Eleitoral de São Paulo inaugurou, na manhã desta terça-feira (30), o Ônibus da Biometria em Sorocaba. O evento, realizado na sede da Fatec-Sorocaba, contou com a presença do presidente do Tribunal, des. Carlos Eduardo Cauduro Padin.

Para criar o Ônibus da Biometria, um veículo foi adaptado para realizar o cadastramento biométrico de eleitores em seu interior. O projeto, fruto de uma parceria entre a Justiça Eleitoral, a Prefeitura Municipal, o Centro Paula Souza, a FATEC - Sorocaba e a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social do município, foi desenvolvido para facilitar o atendimento de eleitores de bairros mais afastados, nos quais o cidadão tem dificuldade para comparecer ao cartório ou posto de atendimento. 

A juíza da 356ª Zona Eleitoral - Sorocaba, Adriana Furukawa, ressaltou que “a Justiça Eleitoral é referência internacional e está atenta à importância do voto”. Para a vice-prefeita, Jaqueline Coutinho, “com essa iniciativa, espera-se que a biometria atinja a todos que ainda não fizeram a biometria em Sorocaba”.

Com capacidade para atender oito eleitores em seu interior, o projeto prevê a instalação de uma tenda com mais dois kits biométricos para o atendimento a pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção.

O presidente do Tribunal, des. Cauduro Padin, ressaltou a importância da iniciativa para o cadastramento biométrico no município. “A biometria é um salto de transparência no exercício da cidadania, pois depura o cadastro eleitoral e evita fraudes”, analisou.

Serviço

O Ônibus da Biometria circulará nos bairros de Sorocaba. Nele, será possível emitir título de eleitor, fazer a transferência do local de votação e obter quitação eleitoral, além de realizar o cadastramento biométrico. A estimativa é que sejam atendidos até 400 eleitores por dia.

Para o cadastramento, o eleitor deve levar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência com no máximo três meses de emissão e, se tiver, o título eleitoral.

Biometria obrigatória

O prazo para os eleitores de Sorocaba comparecerem para a biometria se encerra em 23 de março de 2018. Aqueles que não se cadastrarem ficarão sujeitos ao cancelamento do título eleitoral, fato que traz diversos impedimentos na vida civil e impossibilita o eleitor de votar nas próximas eleições.

Sorocaba conta atualmente com 482.671 eleitores, dos quais 295.851 participaram do cadastramento até aqui, o equivalente a 61%.

Atendimento em Sorocaba

- Posto de Biometria no shopping Iguatemi Esplanada, de segunda a sexta, das 9h às 19 h; nos sábados de fevereiro (3, 10, 17), de março (3, 10, 17) e na quarta-feira de cinzas (14 de fevereiro), das 11h às 18h, na av. Profª Izoraida Marques Peres, 401.

- Cartórios das demais zonas eleitorais atendem os eleitores de Sorocaba (137ª, 271ª, 294ª, 342ª, 343ª, 356ª), de segunda a sexta, das 9h às 18h: praça da Maçonaria, s/nº, Jardim Paulistano (prédio do antigo fórum).

- Cartório da 294ª Zona Eleitoral atende os eleitores de Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora, de segunda a sexta, das 12h às 18 h, na rua Máximo Baldo, 54, Vila Lucy.

- Poupatempo, de segunda a sexta, das 9h às 17h, e no sábado, das 9h às 13h, na rua Leopoldo Machado, 525, Centro.

Siga nosso twitter oficial @trespjusbr

Curta nossa página oficial no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

Coordenadoria de Comunicação Social - TRE-SP

Comentários
Assista ao vídeo