Cultura - Música

Bangalafumenga e Sargento Pimenta

30 de Janeiro de 2018

Desfile em local inédito da cidade comemora os 20 anos do Banga, enquanto os Pimentas fazem referência ao álbum The Beatles, que completa 50 anos em 2018

Produtora responsável por contagiar o Carnaval de Rua em São Paulo há 7 anos, a Oficina de Alegria apresenta a dobradinha de maior sucesso entre os blocos do carnaval paulistano. Com patrocínio da Booking.com e com Skol como cerveja oficial, o Bangalafumenga e o Sargento Pimenta desfilam, pela primeira vez, na Av. Faria Lima (altura da Avenida JK), no dia 4 de fevereiro, domingo, a partir das 09h da manhã.

Nos anos anteriores, o desfile em conjunto já reuniu mais de 300 mil pessoas na zona oeste e Centro da capital. Em 2018,chega a Vila Olímpia com grandes expectativas para receber o público em novo ponto, com boa localização, fácil acesso, segurança, amplitude e estrutura.

O Desfile do SARGENTO PIMENTA: “Felicidade, uma arma quente” – 09h

Av. Faria Lima x Rua Chilon até a Av. Faria Lima x Av. Hélio Pellegrino

Bloco do Sargento Pimenta abrirá o dia de desfiles com o tema “Felicidade, uma arma quente”, em referência a música “Hapiness is a Warm Gun”, lançada pelo quarteto de Liverpool no álbum The Beatles, que completa 50 anos em 2018.  Os Pimentas se apresentam com músicas dos Beatles em ritmos brasileiros, combinando tradição carnavalesca e inovação temática, junto a sua bateria composta por 80 batuqueiros cariocas, sob regência do mestre Felipe Reznik.

Crédito: Marcos Credie

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com arranjos sofisticados, mas que respeitam a personalidade original das canções, o repertório do Sargento Pimenta inclui a ciranda "Yellow Submarine", o xote "Penny Lane", o ijexá "Twist And Shout", o samba reggae "Help!", o funk "A Hard Day's Night", o batidão "Ticket To Ride", as marchinhas "She Loves You" e "All My Loving", o baião "Can't Buy Me Love", o maxixe "Mother Nature Son", o samba "I Want To Hold Your Hand", a quadrilha "Here Comes The Sun" e o maracatu "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band".

Crédito: Marcos Credie

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Desfile do BANGALAFUMENGA: “20 anos de brilho!” – 16h

Av. Faria Lima x Av. Hélio Pellegrino até a Av. Faria Lima x Rua Chilon

O Bangalafumenga irá desfilar em São Paulo comemorando 20 anos de carnaval, com o tema: “20 ANOS DE BRILHO!”.  O bloco, fundado em 1998 pelo vocalista e compositor Rodrigo Maranhão, é um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro e, desde 2011, é um dos precursores da evolução do carnaval de rua em São Paulo.

Crédito: Marcos Credie

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Banga se apresenta acompanhado de sua pulsante bateria, formada por batuqueiros da Oficina de Percussão do Bangalafumenga em São Paulo, com regência de Carlos Santanna, conhecido como Mestre Negão da Serrinha. Em 2011, quando a Oficina de Batuqueiros teve início, eram 45 alunos. Hoje, o Banga conta, em São Paulo, com 240 pessoas na bateria – são 150 mulheres e 90 homens, com idade entre 26 e 59 anos, além de estrangeiros que moram no Brasil, vindo de países como Colômbia, Argentina, Espanha e França.

Crédito: Marcos Credie

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No comando do desfile, Rodrigo Maranhão será acompanhado por Thiago di Sabatto na guitarra, Hamilton Fofão no cavaquinho e voz, além de Gustavo Souza no trompete e Edy no trombone.

No repertório estão composições próprias e consagrados sucessos da música brasileira, com arranjos especiais em ritmos como ijexá, maracatu, ciranda, maculelê e, claro, muito samba. Entre as músicas, estão: Azul da Cor do Mar/Primavera (Tim Maia); Maracatu Atômico (Jorge Mautner/Jorge Jacobina); Bogotá (Criolo); Meia Lua Inteira (Carlinhos Brown); Lourinha Bombril (Paralamas do Sucesso); Teu Sorriso (Hamilton Fofão); Baile da Pesada e Barraco Dourado (Rodrigo Maranhão). 

Serviço:

Realização: Oficina de Alegria

Cerveja Oficial: Skol – “Quem bebe menos, se diverte mais!”

Patrocínio: Booking.com

Apoio: Printi

Desfile do Bloco do Sargento Pimenta

Local:Av. Faria Lima x Rua Chilon até a Av. Faria Lima x Av. Hélio Pellegrino

Concentração: 08h

Horário do desfile: 09h às 12h

Desfile do Bloco do Bangalafumenga

Local: Av. Faria Lima x Av. Hélio Pellegrino até a Av. Faria Lima x Rua Chilon

Concentração: 14h

Horário do desfile: 16h às 19h

Dispersão: 20h

Entrada Franca

Pontos de encontro sinalizados

Ambulâncias com UTI Móvel

Banheiros Químicos, dispostos nos canteiros e calçadas, ao longo do trajeto

Lixeiras

Equipes de limpezas e Cooperativas de Reciclagem

Segurança Particular/ Cordeiro – efetivo de 100 pessoas

Polícia Militar

Brigadistas – efetivo de 8 pessoas

Bloqueio e acompanhamento da CET 

Comentários
Assista ao vídeo