Viver - Saúde

Nova diretoria do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial toma posse

24 de Janeiro de 2018

O Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial acaba de empossar José Rodrigues Laureano Filho, de Pernambuco, como novo presidente. A Diretoria Executiva é composta de especialistas em Cirurgia e traumatologia Buco-Maxilo-Faciais de São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro.

José Rodrigues Laureano Filho, novo presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial

Foto: Divulgação

Para Laureano Filho, este novo ciclo que se inicia é um momento de renovação de desejos, expectativas e esperança. O principal desafio da gestão é alcançar de forma positiva estes sentimentos dos membros.

Para isto, torna-se preponderante conhecer em detalhes os problemas e dificuldades desta especialidade, pois só desta forma é possível ser verdadeiramente importantes como instituição do setor.  O Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial têm por missão o desenvolvimento da especialidade através do progresso científico. Missão nobre e fundamental, mas hoje insuficiente.

“Precisamos fazer mais para o dia a dia da especialidade. Queremos ir além. Vamos ampliar o horizonte, oferecendo apoio e orientação para questões do dia a dia.”, afirma o novo presidente.

Entre outros, um desafio da nova gestão é modernizar a educação continuada. “Temos eventos importantes muito bem estabelecidos que são um sucesso, mas precisamos entrar na casa do membro e oferecer a ele cursos on-line, informação via aplicativos, etc. Ou seja, tornar o site uma plataforma viva que permita a atualização profissional de qualquer canto do país e a qualquer hora”, completa Laureano Filho.

Por outro lado, a Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial precisa ficar cada vez mais conhecida na sociedade brasileira. Para isto, a utilização das mídias sociais, em seus diversos braços, para informar, orientar, esclarecer e divulgar o trabalho desta especialidade para a nossa sociedade, é fundamental.

A Cirurgia Buco-Maxilo-Facial é uma especialidade da Odontologia que tem como objetivo o diagnóstico e o tratamento das doenças, traumatismos, lesões e anomalias, congênitas e adquiridas, do aparelho mastigatório e anexos a estruturas crânio-faciais associadas. O Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, sociedade civil de direito privado, fundada em Brasília aos 23 de julho de 1970, é a principal entidade que representa a especialidade e a segunda maior entidade de especialistas do mundo.

José Rodrigues Laureano Filho tem Mestrado e Doutorado em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial pela Unicamp e Pós-Doutorado em Cirurgia Ortognática pela Kaiser Permanente Oakland Medical Center, Califórnia, USA; é Professor Associado II de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial na Universidade de Pernambuco – UPE e Cirurgião Buco-Maxilo-Facial da Emergência do Hospital da Restauração de Pernambuco.

Comentários
Assista ao vídeo