Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era Uma Vez: Canta Viola foi o precursor do gênero programa sertanejo na nossa telinha

7 de Agosto de 2013

O primeiro programa genuinamente sertanejo a ocupar a nossa telinha foi uma criação do ex-locutor de rádio e artista de circo Geraldo Meirelles (1926 – 2013). Era o “Canta Viola”, lançado em 1962, pela TV Cultura de São Paulo, com uma hora de duração.

Chamado de o Marechal da Música Sertaneja, ao chegar à televisão, Geraldo Meirelles já trazia na bagagem a experiência de dois programas na Rádio Nove de Julho que se chamavam “Rancho da Amizade” e “Prelúdio Sertanejo”, e que faziam muito sucesso na época.

Com “Canta Viola” na TV Cultura até 1966 e posteriormente com o “Cidade Sertaneja”, também na mesma emissora nas noites de quarta-feira, Meirelles trouxe para a televisão não só a moda de viola, mas um gênero de programa que encontrou no telespectador um fã assíduo.

Da Cultura ele foi para a TV Tupi onde o “Canta Viola” ficou de 1966 a 1968, passando depois para a TV Bandeirantes e retornando para a Tupi em 1970. A partir de 1971, Meirelles levou seu programa para a TV Record onde esteve no ar até 1995.

Meirelles foi o responsável por revelar via televisão nomes importantes da nossa música de raiz, ou de um sertanejo mais popular que ganhou as paradas de sucesso a partir da década de 1980. Foi no seu programa que nomes como Irmãs Galvão, Liu e Léu, Pena Branca e Xavantinho, Zezé di Camargo e Luciano e Chitãozinho e Chororó se tornaram populares e impulsionaram suas carreiras.

 E na próxima semana: Hélio Ansaldo  e um encontro marcado com a notícia.

Comentários
Assista ao vídeo