Notícias -

25ª edição do Troféu HQMIX premiou os melhores de 2012

6 de Agosto de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

O 25º Troféu HQMIX, conhecido como o "Oscar" dos quadrinhos no Brasil, aconteceu no último sábado, 03 de agosto, no teatro do SESC Pompeia. Na ocasião, foram premiados os melhores profissionais e lançamentos dos quadrinhos e humor gráfico de 2012, votados por desenhistas, professores, pesquisadores e jornalistas da área de todo o Brasil. A apresentação foi de Serginho Groisman.

O HQMIX contou com uma novidade: foi o primeiro troféu a homenagear os leitores de quadrinhos.  O escolhido foi Danilo Gentili, que além de já ter trabalhado como cartunista, está abrindo seu programa "Agora é Tarde", da TV Bandeirantes, a desenhistas de HQ. A homenagem se chama "Fã dos Quadrinhos - Personalidade", que abrange a todos os leitores que são a razão de existir da produção de revistas, que cresce a cada ano.

Ainda estiveram presentes: Angelí, Mauricio de Sousa e a personagem Mônica (que apagou as velinhas dos 50 anos de sua estreia nas HQs), Fernando Gonsales, Vitor Cafaggi, Rodolfo Zalla, Zélio Alves Pinto (irmão do Ziraldo), entre outras personalidades ligadas aos quadrinhos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 A cada ano a estatueta do troféu é modificada, homenageando um grande personagem dos quadrinhos e do humor gráfico brasileiro. Neste ano, o artista plástico OlinthoTahara esculpiu os personagens (Los Três Amigos) de Angeli, Glauco e Laerte. São autores que foram frequentemente premiados nesses 25 anos do Troféu.

O evento, que é organizado pela Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e pelo Instituto Memorial de Artes Gráficas do Brasil (IMAG), com realização do SESC Pompeia, foi aberto ao público e contou com show da banda Fábrica de Animais e performance do DJ MZK.

Comentários
Assista ao vídeo