Colunistas - Bem Estar e Saúde

Verão exige cuidado redobrado com os olhos

20 de Dezembro de 2017
 

Exposição excessiva ao sol prejudica visão em médio e longo prazo

A estação mais quente do ano está se aproximando e o cuidado com os olhos deve ser redobrado. Nesta época é comum surtos de conjuntivite e outras infecções oculares, devido à alta temperatura e exposição ao sol. A estimativa da Organização Mundial de Saúde é que o descuido com os olhos pode levar 225 milhões de pessoas em todo o mundo a terem baixa visão até 2020.

“Essas doenças típicas de verão podem ser prevenidas com cuidados específicos, como o uso de colírios lubrificantes. Os olhos são parte importante do nosso corpo”, reforça Dr. Vitor Samadello, oftalmologista e sócio da clínica HCJ Especialidades.

Neste período, os olhos precisam de lubrificação constante para que não haja desconfortos e ressecamentos. As pessoas também devem evitar coçar os olhos, uma vez que as mãos podem estar sujas e piorar o incômodo, causando até lesões na superfície ocular.

Outra indicação do médico é saber escolher óculos escuros. As lentes de má qualidade não possuem filtro anti-UV e, assim, não protegem os olhos. “Isso pode provocar distorções e, consequentemente, cansaço e dores oculares, além de dores de cabeça”, finaliza.

Dicas para cuidar bem dos olhos no verão:

·         Evitar usar maquiagem para que os produtos não irritem os olhos ao entrar na água doce ou salgada;

·         Não passar filtro solar na região dos olhos;

·         Usar óculos de sol adequados e mesmo que o dia esteja nublado;

·         Usar bonés e chapéus para proteger todo o rosto;

·         Procurar um especialista para indicar o colírio lubrificante.

Comentários
Assista ao vídeo