Colunistas - Bem Estar e Saúde

10 funcionalidades que todo celular deveria ter

19 de Dezembro de 2017
Foto: Divulgação 

Especialista em tecnologia lista as melhores funcionalidades em celulares Android desenvolvidas por fabricantes e que não são padrão do Android Puro fornecido pelo Google.
Everton Vianna, analisou as ferramentas disponibilizadas pelas empresas e elencou as 10 melhores.

“A google desenvolve o Android e repassa para os fabricantes, este é o momento em que as fabricantes desenvolvem e colocam as suas melhorias e funcionalidades adicionais. E existem funcionalidades muito interessantes que você encontra em celulares da Samsung mas não irá encontrar em celulares da Motorola, LG, Asus, etc, e vice-versa mesmo todos possuindo o sistema operacional Android. Por isso achei interessante atentar para algumas das opções vantajosas de alguns celulares Android e que poderiam ser desenvolvidas por todas as fabricantes e entregue a seus clientes."  brinca Vianna.

1 – Clonagem de Apps

Esta função é própria para quem quer ter dois perfis ou duas contas de um mesmo aplicativo em apenas um celular. Assim como duas contas de whatsapp, facebook, ou até mesmo dois perfis diferentes de um mesmo game, sem duplicar o espaço do aplicativo. Ou seja, você pode ter duas contas utilizando o espaço de apenas uma.

 

2 – Bloqueio de aplicativos

Essa ferramenta pode ser utilizada para quando você empresta o seu celular e fica com receio de que tenha um determinado aplicativo ou galeria aberta indevidamente. Ele irá bloquear apenas as ferramentas previamente determinadas por você e aquele aplicativo só será desbloqueado mediante a uma senha de acesso escolhida por você.

 

3 – Captura de tela com rolagem ( Printscreen)

Quando você precisa dar um print na tela para compartilhar com alguém, nem sempre o conteúdo todo cabe na mesma imagem e você precisa tirar um novo printscreen. Com essa funcionalidade você consegue capturar toda a tela para repassar a informação.

 

4 – Assistente de áudio

Esta ferramenta é excelente para quem gosta de ouvir música pelo celular. Com ela você consegue configurar e mudar a equalização conforme a sua preferência musical.

 

5 – Gravador de voz nativo

Essa função fica no discador do seu celular e você pode habilitá-la na hora que quiser, durante uma ligação efetuada, ou recebida. A mesma pode ser ativada para gravar toda a ligação, ou somente parte dela.

 

6 – Personalização do Led de notificação

O led nas maiorias dos celulares é usado apenas para identificar que seu celular está carregando ou que chegou alguma notificação. Porém alguns celulares trazem uma gama maior de cores de leds, e com isso é possível através de uma funcionalidade implementada padronizar cores diferentes para cada app, dessa forma, apenas com o contato visual você já saberá qual é o aplicativo que esta mandando a notificação e qual é a importância de responder no momento.

 

7 – Leitor de QR Code

O QRCode é um novo formato de "código de barras" que consegue armazenar muito mais informação, e utilizado geralmente para repassar links. Este leitor pode já vir nativo em sua câmera, é uma maneira rápida de ler o QR Code para receber as informações necessárias, sem precisar recorrer a aplicativos das lojas.

 

8 – Abertura de câmera através de gestos

Basta agitar o celular que a função da câmera se abre rapidamente. Isso facilita para quem não quer perder um momento rápido e não tem tempo de procurar a opção. O mesmo acontece também com a iluminação traseira que ao balançar o celular liga o modo lanterna.

 

9 – SOS

Com três toques é possível realizar uma ligação de emergência para um número previamente configurado, enviar um SMS e até mesmo a sua localização. É uma função muito útil tanto para uma situação de risco, mas também para idosos que em caso de mal súbito conseguem notificar rapidamente os seus parentes.

 

10 – Função Nativa de gravação de tela

Para quem quer gravar a tela para fazer gameplays ou tutoriais, existem funções nativas de algumas fabricantes que permitem que se grave a tela, e até mesmo realize a transmissão ao vivo durante o seu jogo.

 

“Caso seu celular não traga essas funcionalidades por padrão, existe a possibilidade de pesquisar nas lojas de apps por aplicativos que permitam tais funcionalidades."  garante o criador do canal Android4all, Everton Vianna

Comentários
Assista ao vídeo