Segunda-Feira | 18 de Dezembro de 2017 | 13h22

Quer aproveitar o final de ano sem estragar a dieta? Siga as dicas!

 

Final de ano é época de confraternizações, Natal, réveillon, férias e... muita comilança! Mesmo quem é regrado o ano inteiro com a alimentação, não resiste à tentação e acaba se deixando levar pelas deliciosas iguarias, sem sequer pensar nas consequências. A dica é tentar o equilíbrio, não se privando do prazer de comer, mas sem exageros. 

Mas se você é daqueles que não abrem mão da dieta, mesmo nesta época, vale algumas sugestões simples para não sair da linha: 

Sanduíches

Você pode usar a criatividade e fazer diferentes opções de sanduíches. Dá para preparar desde o básico lanche de peito de peru, até optar por outros ingredientes, como alface, tomate, milho, cenoura picada, frango desfiado e queijo branco. Dê preferência ao pão light ou ao integral, rico em fibras. Evite usar molhos, maionese ou manteiga.   

Salgados

Quem não gosta de um salgado? Esse é o tipo de item que está sempre presente em reuniões de amigos. Opte pelos assados, como empanadas, pães de forno, esfihas, empadas, quiches, entre outros. Mesmo sendo calóricos, são mais saudáveis do que os salgados fritos, como coxinhas, quibes, croquetes, bolinhas de queijo, risoles, entre outros. 

Bebidas

Tomar bebida alcoólica nas festas de final de ano é praticamente uma tradição, até mesmo para quem não tem costume de beber. Dê preferência ao gim e ao saquê, que são menos calóricos. Se você não resiste a um bom vinho, escolha os mais secos. Se for de cerveja, fique com as escuras. Ainda assim, não exagere, pois o álcool em excesso causa desidratação, inchaço e males ao fígado. O ideal é intercalar a bebida com água, o que irá amenizar a desidratação e o mal-estar. 

Vale lembrar que a alimentação deve ser prazerosa. Se você tem o hábito de comer cereais, legumes, frutas e verduras; consome água com frequência; e pratica atividade física regular, não se prive de comer alguns alimentos que não estão na sua rotina. Apenas use o bom senso e tenha moderação! Se for preciso, procure a orientação de um nutricionista. Assim, você não fica na vontade e nem prejudica sua dieta! 

Para finalizar, indico uma receita leve e refrescante, que alimenta, sem pesar na balança: 

TARTAR DE MANGA 

Ingredientes 

    500g de manga picada em cubos de 1×1 cm

    100g de Pimenta dedo de moça cortada em brunoise

    20g de cebola roxa cortada em brunoise

    5g de salsa picada

    10 ml de suco de limão

    10 ml de azeite

    Sal a gosto 

Modo de preparo 

Em um bowl misture todos os ingredientes, servir em taças. O rendimento é de 4 porções. 

 

 

Por Vanessa Caluete, Nutricionista Clínica da LC Restaurantes, empresa de refeições coletivas

comentar

últimos comentarios

Seja o primeiro a comentar, complete o formulário ao lado e dê sua opinião.