Colaboradores - Lica Gimenes

O que fazer no Natal em Toscana?

14 de Dezembro de 2017

O Natal está quase aí... Uma época repleta de símbolos e luzes, mas que é diferente em cada canto do planeta. E que tal a Itália, por exemplo, para celebrar o Natal? No cenário cidades medievais, cheias de lindas colinas, repletas de vinhedos que produzem alguns dos melhores vinhos do mundo... Gostou?

Deyse Ribeiro

Confira as dicas da Guia de Turismo na Toscana, Deyse Ribeiro, brasileira que mora na Toscana há mais de 10 anos para dar algumas sugestões do que fazer no Natal em Florença e outras cidades da região. Ela é autora dos sites: Itália para Brasileiros e Passeios na Toscana, onde você pode conferir outras dicas.

 

 

 

1. Compras de presentes nos Mercadinhos de Natal

Os chamados Mercadinhos de Natal da Toscana, são feirinhas e em geral, poderá encontrar Papai Noel, escrever a cartinha, experimentar o melhor da culinária invernal, e comprar os melhores presentes de natal dos artesãos da Toscana, uma ótima ideia de souvenir.

Se você estará em Florença próximo aos dias do Natal, a primeira dica é que fique atento ao horário de funcionamento das lojas. Elas ficam abertas todo o dia e parte da noite, fecham geralmente às 20 horas. Muitas lojas estarão abertas também aos domingos para que você termine suas compras de Natal.

 

 

2. Patinação no gelo

Foi criada em Piazza Vittorio Emanuele II, uma grande pista de patinação no gelo. Atraente para experientes e fãs de patinagem, com a oportunidade de viver mais intensamente o clima de Natal na cidade. A pista de gelo na Piazza Vittorio Emanuele II é aberto diariamente das 10 horas até às 00 horas de final de novembro até janeiro e encanta a pessoa de todas as idades.

 

3. Festival de luzes em Florença

Inauguração da decoração de Natal da Catedral de Florença:

No dia 8 de dezembro à tarde, haverá a Festa pela nova decoração de Natal da Catedral de Florença, onde se inaugura a árvore e o presepe, com um show de arremesso de bandeiras com os Sbandeirai degli Uffizi. O Corteo della Repubblica Fiorentina (desfile da Republica de Florença com roupas medievais) fará a seguinte rota:

 

Às 16h45: alguns figurantes partem do Corteo della Repubblica Fiorentina partirá da Piazzetta di Parte Guelfa, continuando pela Via Pellicceria, Porta Rossa, Via Calimala, Piazza della Repubblica, Via Roma, Piazza San Giovanni e Piazza del Duomo, onde se juntará à Família del Gonfalone(durante a idade média era um dos representante da cidade).

 

Às 17h30: os "Bandierai degli Uffizi" (jogadores de bandeira de Florença) se exibirão, aguardando a cerimônia de "Accensione Albero di Natale 2017" (iluminação da árvore de natal) às 18h00.

 

Ás 18.10: O Corteo della Repubblica Fiorentina retornará a Piazzetta di Parte Guelfa, seguindo a seguinte rota: da Piazza del Duomo, seguindo a Piazza San Giovanni, Porta Rossa, Via Pellicceria. Às 18h30: aproximadamente o retorno do Tribunal ao Palagio da Parte Guelfa.

 

- F-Light:

Também com início no dia 8 de dezembro e término em 8 de janeiro, o F-Light é o Natal de Luz de Florença: com Jogos de luz e videomapping, instalações de luz e projeções em vários pontos da cidade. Entre os lugares cobertos pela F-Light, teremos também a Piazza Santo Spirito, a Torre di Arnolfo, o Palazzo Medici Riccardi, o Palazzo della Camera di Commercio, a Piazza Santa Maria Novella, a Torre de San Niccolò, o Museo Novecento, a Loggia del Porcellino , a Basílica de San Lorenzo, o Mercado Central : alguns dos símbolos da cidade, graças a artistas, cineastas, arquitetos, designers e escolas de arte irão propor aos turistas e florentinos, perspectivas e estímulos de reflexão.

Durante o período do F_Light teremos oficinas artísticas e atividades culturais, incluindo o espetáculo "Giorgio Vasari racconta: il Salone dei Cinquecento sotto una nuova luce", a Exposição do século XVI sob uma Nova Luz, um espetáculo com tochas e lanternas nos museus e muitas outras atividades temáticas.

 

4. Concertos de Natal na Toscana

Para quem gosta de uma boa ópera e não quer abrir mão de ver uma durante o passeio na Toscana, seguem algumas dicas de locais em dias próximos ao Natal.

* Dia 20 e 27 de dezembro: Ópera romântica – com jantar – às 19:00 hs e opção ópera sem jantar.

* Dias 21 ao dia 26 de dezembro: Opera na Igreja di Santa Monaca – Via Santa Monaca, com apresentação de duetos de árias de La Traviata, La Tosca, La Bohème, Madame Butterfly, Nozze di Figaro.

* Dia 22 de dezembro: Igreja de Santa Felicità– Monteverdi & Lobo: Baroque Advent Concert in Florence, às 21hs. O coro Les Temps Revient realiza junto com o violinista Giacomo Granchi e o Clavicembalo de Gordomo Benedetti.

* Dia 22, 24, 25 e 26 de dezembro: Opera Italiana (as melhores) – às 21:15hs

* Dia 23 de dezembro – apresenta Musica in Maschera: La Traviata com jantar às 19h.

* 24 de dezembro às 17:00 – Christmas Concert: Orchestra della Toscana & Alessandro Taverna – Comemore o Natal com as melodias cadenciados da tradição de Natal. Daniele Rustioni conduz a Orquestra della Toscana com o pianista Alessandro Taverna, em obras de Beethoven – Teatro Verdi, via Ghibellina 99.

* Dia 25 de dezembro: Opera na Igreja Batista de Florença – Concerto di Natale, com seleção de várias óperas, às 19hs.

* Dia 24 de dezembroOpera Italiana, duetos, às 20:30hs.

* Dia 25 de dezembro: La Bohème, às 20:30.

 

5. Ir à missa

As igrejas de Florença celebram as Missas solenes, os concertos, além de belos presépios para comemorar o aniversário do nascimento de Cristo. Aqueles que desejam assistir à missa na véspera de Natal e Missa de Natal podem fazê-lo na maioria das igrejas de Florença.

 

Na Duomo de Florença a tradicional Missa de Natal será celebrada pelo cardeal de Florença à meia-noite (a Vigília começa a 23). Na manhã de Natal, a Missa é as 10h30, coincidindo com a bênção papal.

 

No Duomo di Pisa a missa no dia 24, Vigilia del S. Natale acontecem nos seguintes horários: 8h e 9h. Recita delle Lodi con il popolo ás 9h15. E 22h abertura da Catedral para as confissões. 24h Missa solene com o Bispo. E a missa de S. Natale acontece às 8h, 9h30 e 11h. Missa solene de benção papal 12.15 e 17h

 

6. Visita ao Papai Noel

A decoração Natalina e até mesmo o "bom velhinho" encanta a adultos e crianças. Por aqui na Toscana temos algumas opções se você quer encontrar com ele e tirar belas fotos.

 

MONTEPULCIANO – (Siena) – 18 de novembro à 7 de janeiro de 2017. Uma verdadeira Villa de Papai Noel em pleno centro histórico, com castelo, carroça histórica, pôneis, além de uma pista de patinação.

 

CHIANCIANO TERME (Siena)Il Paese di Babbo Natale – 4 de novembro a 26 de dezembro – Chianciano Terme se transforma na Cidade do Papai Noel, uma charmosa vila de Natal. Haverá também um mercado com barracas com muitas ideias de presentes e uma deliciosa cozinha em uma atmosfera maravilhosa de Natal. O trem decorado com um tema de Natal vai trazer jovens e idosos para as ruas. Horário: A partir de 5 novembro – 26 dezembro: todo fim de semana ( sábado e domingo), de 10h às 20h. Aberto ainda dias 8,9 e 26 dezembro das 10h às 20h.

 

MONTECATINI TERME (Pistoia)La Casa di Babbo Natale –11 de novembro a 6 de janeiro – Montecatini se transforma na cidade do Papai Noel, onde as crianças podem visitar a casa do Papai Noel, conhecer o Pinóquio, fazer aula de chocolate e muito mais.Horário: todo fim de semana (sexta e sábado e domingo) de 10h às 21h.

 

7. Jantar e almoço de Natal

Esse é uma argumento importante porque aqui na Itália, no jantar do dia 24 e no almoço do dia 25, a grande maioria dos restaurantes não trabalham com um menu normal, mas com menu especial, por isso, indico sempre verificar antes, nos sites dos restaurantes, o menu de natal (Menu di Natale),veja as opções para a "cena di natale" (jantar) ou "pranzo di natale" (almoço). Para reservar, envie um email ao restaurante.

 

Para ter uma ideia, o jantares ou almoços de Natal são compostos de entrada, geralmente dois pratos de massa e depois um prato de carne, mais vários doces natalinos. Os preços variam de um mínimo de 25/35 euros por pessoa até 90 euros.

 

Dica extra: Não se esqueça que dia 26 de dezembro é feriado!!!! Lojas e muitos restaurantes fecham!

Comentários
Assista ao vídeo