Colaboradores - Lica Gimenes

Não abandone as atividades físicas nas férias

14 de Dezembro de 2017

Você sabia que destruir o condicionamento físico do seu organismo é muito mais fácil e rápido do que construí-lo? A velocidade do “destreinamento” chega a ser três vezes maior do que a de construir o condicionamento do corpo durante a prática de atividades físicas.

 

 

Uma semana sem treinamento, equivale a duas ou até três semanas de treino. Essa medida varia dependendo do organismo de cada pessoa. Para quem treina intensamente, um descanso pequeno até pode ser benéfico, mas para a maioria das pessoas a falta de treino só piora o condicionamento físico.

“Se você fica muito tempo parado, você pode voltar ao ponto inicial de quando começou a treinar. A pausa prolongada afeta o rendimento sobre a resistência aeróbia e a força muscular. A sugestão é que, mesmo nas férias, se mantenha pelo menos 20 minutos diários de atividade física. Depois de meses trabalhando para conquistar resultados, seria uma pena colocar tudo a perder nas férias”, comenta Jairo Lucheta, treinador físico e professor da Companhia Athletica Ribeirão Preto.

Jairo Lucheta

A maior inimiga de quem quer praticar exercícios físicos durante as férias é a preguiça. E por isso separamos algumas dicas para você vencer o desânimo e se concentrar nos treinos, mesmo durante o período de descanso.

1 – Inspire-se em alguém

Antes de parar de fazer os exercícios físicos, lembre-se que você acrescentou isso a sua rotina por algum objetivo. Então, deixe perto de você, ou salvo no seu celular, uma foto de corpo inteiro de uma pessoa que você admira e queira ter o corpo igual. 

2 - Crie metas reais

Emagrecer 30 kg ou ter a barriguinha seca são metas impossíveis a curto prazo. Mantenha o objetivo de longo prazo em mente, mas crie metas mais imediatas, como eliminar 1 kg ou perder 1 cm de barriga em algumas semanas. 

3 - Exercite-se com prazer

Há dezenas de opções além de esteira, bicicleta e musculação: aulas de dança, caminhada, artes marciais, ioga, hidroginástica, capoeira, esportes coletivos. Mas, se após duas semanas ela continuar sendo um fardo, é hora de mudar para algo mais divertido. O importante é se sentir bem. 

4 – Não perca tudo que você já conquistou

Analise bem todo o seu esforço para conseguir alcançar o corpo ideal e saudável. Vale a pena abandonar todo o resultado alcançado? Mantenha o foco no seu objetivo e continue praticando as atividades físicas nas férias, afinal as férias acabam, mas o seu organismo vai continuar com você. 


 

Comentários
Assista ao vídeo