Viver - Saúde

NOVO PRESIDENTE DA SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA

14 de Dezembro de 2017
            
(Fonte: DOC PRESS)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Oscar Dutra será 58° presidente da entidade e assume com foco na prevenção cardiovascular e valorização da profissão.

 A nova Diretoria da Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC tomará posse na sexta, 15 de dezembro, em cerimônia na cidade do Rio de Janeiro/RJ. Oscar Dutra será o 58° presidente da entidade, fundada em 1943 e que teve Dante Pazzanese como seu primeiro presidente.

Oscar Dutra defende uma maior valorização da Cardiologia. "Há mais ou menos quatro décadas tem havido uma desconstrução da imagem do médico, sua respeitabilidade está abalada, por conta de inúmeras condições", explica. Dutra lembra que várias faculdades de Medicina foram abertas sem condições estruturais mínimas, para atender pleito políticos regionais, a formação médica está inadequada, existe um aviltamento na remuneração de serviços médicos, além dos péssimos suportes operacionais ao adequado trabalho profissional, entre tantos outros.

"O resultado é o que vemos todos os dias, a população absolutamente insatisfeita com o atendimento nos postos de saúde, com raras exceções", completa o novo presidente. Ele adianta que a nova gestão terá uma equipe de Qualidade Assistencial, com participação de todos os segmentos da Cardiologia, no sentido de lutar por melhores condições.

A promoção da saúde cardiovascular terá grande importância na gestão já que as mortes pelas doenças do coração são as principais causas no Brasil. "São mais de 350 mil pessoas que perdem a vida todos os anos por doenças que, muitas vezes, poderiam ser evitáveis", destaca Oscar Dutra. O coração mata duas vezes mais que todos os tipos de câncer, 2,5 vezes mais que todos os acidentes e mortes decorrentes por violência e 6 vezes mais que as infecções, incluídas as mortes por Aids. A área de Prevenção da SBC promoverá datas temáticas, como o Dia da Hipertensão, Colesterol, Mundial do Coração, Diabetes, utilizará uma plataforma de comunicação com TV, mídias sociais e site com informações confiáveis, além de estruturar programas de Alimentação Saudável, o Movidos pelo Coração, entre outros.

Conselhos Consultivo e de Notáveis

 A nova Diretoria será transparente e democrática. Os sócios da entidade poderão acompanhar as atividades e gastos da gestão mensalmente. Haverá ainda uma consulta mais constante, por meios eletrônicos, aos integrantes do Conselho Consultivo, formado pelos ex-presidentes da SBC, presidentes atuais de Departamentos e presidentes atuais das sociedades regionais e estaduais. "Antes eles se reuniam apenas uma vez ao ano, agora com a tecnologia que temos à disposição, essas consultas serão feitas mais vezes", afirma Oscar Dutra.

A participação de eminentes e importantes nomes da cardiologia brasileira poderão também fundamentar a Diretoria com ideias e experiências, na condução administrativa e científica da SBC. "Contaremos com um Conselho de Notáveis para nos auxiliar", informa o presidente com a inédita iniciativa.

Perfil

Oscar Dutra é gaúcho de Alegrete, formado em Medicina pela Universidade Católica de Pelotas, com residência e especializações no Grupo Hospitalar Conceição e no Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, onde foi chefe da Emergência, do Ambulatório e CTI e diretor médico. O presidente tem longa trajetória na Sociedade Brasileira de Cardiologia. Foi diretor financeiro, vice-presidente e presidente da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul - Socergs. Foi ainda vice-presidente da SBC e presidiu, em 2011, o 66° Congresso Brasileiro de Cardiologia, realizado em Porto Alegre.

Diretoria 2018/2019

Presidente - Oscar Pereira Dutra

Vice-presidente - José Wanderley Neto

Diretor Financeiro - Denilson Campos Albuquerque

Diretor Científico - Dalton Bertolim Précoma

Diretor Administrativo - Wolney de Andrade Martins

Diretor de Qualidade Assistencial - Evandro Tinoco Mesquita

Diretor de Comunicação - Romeu Sérgio Meneghello

Diretor de Tecnologia da Informação - Miguel Antônio Moretti

Diretor de Relações Governamentais - José Carlos Quinaglia e Silva

Diretor de Relações Estaduais e Regionais - Weimar Kunz Sebba Barroso Diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular - Fernando Alves da Costa

Diretor de Departamentos Especializados - Audes de Magalhães Feitosa

Diretor de Pesquisa - Fernando Bacal

Presidente do SBC 2018 - Nasser Sarquis

Cerimônia de posse

Local: Centro de Eventos do Prodigy Hotel Santos Dumont Airport

Endereço: Av. Almirante Silvio de Noronha, 365 - Centro - Rio de Janeiro - RJ

Data: 15 de dezembro de 2017

Horário: 10 horas

(Fonte: DOC PRESS - Jose Roberto Luchetti)

Comentários
Assista ao vídeo