Colaboradores - Fabiano de Abreu

Atriz que denunciou abusos de Harvey Weinstein diz que foi ameaçada de morte

14 de Dezembro de 2017

Salma Hayek

Foto: Reprodução

 

A atriz mexicana Salma Hayek foi uma das vítimas do produtor Harvey Weinstein, acusado de assédio e abuso sexual, e agora ela contou sua experiência em um editorial do jornal New York Times, na última quarta-feira (13).

A artista disse que não havia falado sobre o assunto porque não sentia que era importante.“Me escondi da responsabilidade de falar sobre o assunto com a desculpa que pessoas suficientes já estavam lançando luz no meu monstro”, disse.

De acordo com Salma, tudo começou quando foi apresentada ao produtor por Robert Rodriguez e sua ex-mulher, Elizabeth Avellan, e o contato se aprofundou por conta de Frida, filme lançado em 2002 e produzido pela Miramax, empresa de Harvey. No entanto, quando o produtor aceitou trabalhar com o filme, uma vida de “nãos” começou para atriz.

“Não para abrir a porta para ele altas horas da noite, hotel após hotel, set após set, onde ele aparecia de surpresa, inclusive uma locação onde eu estava fazendo um filme com o qual ele não estava envolvido. Não para tomar banho com ele, não para ele me ver tomando banho, não para ele me fazer uma massagem. Não para deixar um amigo dele pelado me fazer uma massagem. Não para deixar ele fazer sexo oral em mim”, confessou.

Hayek ainda disse que, depois de recusar as “propostas”, Harvey passou a assediá-la moralmente, chegando a arrastá-la fisicamente de um evento, para que fossem à uma festa. Com raiva, o produtor a ameaçou. “Eu vou te matar. Não pense que eu não vou”, teria dito.

A atriz deu detalhes de como Weinstein a pressionou para que desistisse de Frida, a humilhando de várias formas, dizendo que ela não era uma boa atriz e refazendo-o. "Cheguei no set no dia da cena e, pela primeira e última vez na minha carreira, tive uma crise nervosa. Meu corpo começou a tremer sem controle, fiquei sem fôlego e comecei a chorar e chorar sem conseguir parar", lembrou, dizendo que chegou a vomitar.

A atriz ainda agradeceu alguns amigos, dizendo que foi salva por eles de ter sido estuprada pelo executivo. "Sabendo o que sei hoje, imagino se não foi minha amizade com eles (Robert Rodriquez e Elizabeth Avellan) - e com Quentin Tarantino e George Clooney - que me salvou de ser estuprada", escreveu Salma.

Comentários
Assista ao vídeo