Viver - Saúde

Hepatite Zero: Uma Luta Para Salvar Meio Bilhão de Pessoas

12 de Dezembro de 2017

Humberto Silva

Lançamento livro Hepatite Zero: Uma Luta Para Salvar Meio Bilhão de Pessoas

18.12 (segunda-feira) na Livraria Martins Fontes

      

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Livro conta a trajetória do ativista Humberto Silva para erradicar a doença

 

Considerada um problema mundial de saúde pública, estima-se que quase meio bilhão de pessoas no mundo estejam infectadas pelas hepatites, sem que tenham recebido o diagnóstico. Só no Brasil são cerca de três milhões. Indignado com a forma negligenciada com que as autoridades de saúde tratam a enfermidade, Humberto Silva fundou a maior ONG de Hepatites do Brasil, a ABPH (Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite) e se propôs a mudar esta situação.

Com a missão de descobrir pacientes infectados (através de mutirões nas ruas que realizam milhões de testagens gratuitas) e fornecer o tratamento necessário para a cura, nasceu o projeto mundial Hepatite Zero, que visa mobilizar mais de 200 países no mundo para a detecção, tratamento, vacinação e prevenção das hepatites. Humberto tornou o projeto um importante trabalho do Rotary Club internacional.

O livro “Hepatite Zero - Uma Luta Para Salvar Meio Bilhão de Pessoas”, de sua autoria, conta a história desta grande ação, que está sendo implantada em vários países, para a erradicação total das hepatites virais.

 

SOBRE O AUTOR

Profissional da área de marketing, Humberto Silva começou a trabalhar o tema em 2010, quando descobriu que estava contaminado com o vírus HCV. Realizada biopsia do fígado, constatou a cirrose. Concluiu-se que ele estaria contaminado há muitos anos, provavelmente há mais de 30 anos, sem nunca ter sentido qualquer sintoma.

Ao iniciar tratamento, Humberto pesquisou tudo sobre o assunto das hepatites, principalmente a C, tornando-se um "expert" no tema. Iniciou aí uma sequência de congressos no país e também no exterior. Perplexo com o fato de nunca ter sentido qualquer sintoma, mas de estar já com o fígado comprometido e com cirrose avançada, descobriu que havia outros três milhões de brasileiros carregando o vírus sem saber - cerca de meio bilhão em todo o mundo, se somadas às formas B e C da doença.

Apesar de não ser médico, Humberto Silva fundou e mantém sete clínicas no Brasil, que já atenderam, de forma totalmente gratuita, 40 mil pacientes. Graças a seu sonho, mais de um milhão de pessoas já foram testadas e milhares de portadores do vírus descobertos, em todo o Brasil e partes da América Latina.

 

Lançamento do livro “Hepatite Zero - Uma Luta Para Salvar Meio Bilhão de Pessoas”

Data: 18/12/17 (segunda-feira)

Horário: das 19h às 21h30

Local: Livraria Martins Fontes

Endereço: Av. Paulista, 509 (próximo à estação Brigadeiro do metrô)

Comentários
Assista ao vídeo