Colaboradores - Fabiano de Abreu

Novo clipe de Luan Santana quebra recorde no YouTube, mas views foram compradas

12 de Dezembro de 2017

Desde que lançou o clipe de sua nova música, Check-InLuan Santana tem causado polêmica na internet. Isso porque a letra da canção foi bastante questionada, especificamente no trecho: "Deus fez a mulher de uma costela de Adão, mas quando foi fazer você foi do filé mignon".

A repercussão desse trecho gerou bastante divulgação espontânea, porém negativa para o cantor. Nem mesmo os fãs mais fervorosos conseguiram justificar ou defender a letra.

Mas o que mais tem chamado atenção, foi o fato de que, a música virou um sucesso no YouTube. O clipe atingiu 7,7 milhões de visualizações nas primeiras 24 horas, garantindo assim o recorde de clipe mais assistido no Brasil no dia do lançamento.

Mas essa marca não foi atingida espontaneamente porque o público ficou curioso para saber se o restante da música trazia alguma outra rima peculiar. O esquema envolve uma falcatrua já típica de alguns artistas da música atual.

A equipe do cantor utilizou a tática de divulgar trecho do clipe no início de outros vídeos disponíveis da plataforma. Isso, inclusive, justifica porque Check In tem vários views, mas poucos likes (apenas 1%). Uma proporção muito ruim. Para efeito de comparação, o último vídeo de Whindersson Nunes, por exemplo, garantiu até agora quase 6 milhões de visualizações e 2 milhões de curtidas positivas.

A tática já foi retirada, e agora o desempenho está mais lento, três dias depois, o vídeo chegou à casa dos 10,2 milhões de cliques.

A verdade por trás disso é que, investir na divulgação pode ser bom para gerar visualizações, mas não fideliza o espectador. É praticamente comprar popularidade.

Comentários
Assista ao vídeo