Colunistas - Bem Estar e Saúde

Hábitos saudáveis auxiliam na prevenção ao câncer

6 de Dezembro de 2017
 

 

Parar de fumar reduz em 50% as chances de ter câncer

De acordo com estimativas do Instituto Oncoguia, 20 milhões de pessoas no mundo têm câncer. Só no Brasil, são 500 mil novos doentes por ano, sendo os cânceres mais comuns os de pele não melanoma, mama, próstata, pulmão e intestino.

Conforme os dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), de 80% a 90% dos cânceres estão associados a fatores ambientais (hábitos de vida). Alguns deles são bem conhecidos: o cigarro pode causar câncer de pulmão (90% dos casos diagnosticados de câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco) e a exposição excessiva ao sol sem proteção, pode causar câncer de pele (o mais incidente entre homens e mulheres).

De acordo com o clínico geral e geriatra, Dr. Diogo Kallas, as pessoas com sobrepeso também estão na linha de risco para várias doenças. “Outro fator extremamente relevante para desenvolvimento de alguns tipos de canceres é a obesidade, que hoje acomete mais de 30% população brasileira”, afirma Dr. Diogo Kallas.

É muito importante adotar medidas preventivas para baixarmos este índice. “Uma dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas são essenciais. Devemos também evitar consumo excessivo de álcool e parar de fumar. O tratamento do tabagismo auxilia os fumantes a combater este mal, sendo eficaz em até 50% dos casos”, explica o médico.

Quanto mais cedo diagnosticado o câncer, maiores as chances de cura, a sobrevida e a qualidade de vida do paciente. Por isso, Dr. Diogo recomenda que todos mantenham avaliações médicas periódicas. “ A realização de exames preventivos de papanicolau e mamografia em mulheres, exame anual de próstata em homens acima dos 40 anos de idade, exame de colonoscopia em pacientes acima dos 50 anos, são medidas que devem ser consideradas de grande eficácia na detecção precoce de tumores, aumentando a possibilidade de cura”.

Comentários
Assista ao vídeo