Colaboradores - Lica Gimenes

Bild investe em painéis solares em suas obras

2 de Dezembro de 2017

Pensando na preservação do meio ambiente e na sustentabilidade de seus projetos, a Bild Desenvolvimento Imobiliário, construtora com atuação em Ribeirão Preto, Franca, Araraquara e Bauru, decidiu inovar em suas construções e instalou, em setembro, painéis solares nos canteiros de suas obras, oferecendo assim energia durante a construção de dois edifícios residenciais localizados no bairro Quinta da Primavera, em Ribeirão Preto.

 

 Os painéis solares geralmente são instalados sobre o telhado dos imóveis, uns ao lado dos outros e, logo depois conectados ao inversor solar, que converte a energia solar em energia elétrica para ser usada em computador, rádio, geladeira ou qualquer outro aparelho. Com os benefícios dessa alternativa inovadora, a Bild adotou o processo e o primeiro canteiro a desfrutar da energia fotovoltaica é o canteiro do empreendimento Vision, já em obras; e o Mirage, lançado este ano. De acordo com Gustavo Davoli, analista de qualidade da empresa, este novo edifício residencial  também contará com a utilização da energia fotovoltaica para atendimento de parte do consumo de energia das áreas comuns do prédio. Dessa forma, toda a estrutura usada durante as obras serão deslocadas para o telhado do edifício após o término de sua construção. O analista esclarece que, neste empreendimento, apenas as áreas comuns do edifício serão alimentadas por essa nova fonte de energia. 

 Para Gustavo Davoli, essa energia é muito positiva. “Além de limpa e renovável, é econômica, sustentável e ajuda na preservação do meio ambiente.” Ele diz que esse tipo energia gera créditos para a empresa com relação a distribuidoras de energia elétrica. “Quando a energia fotovoltaica gerada no mês é maior do que a consumida, são gerados créditos que podem ser utilizados em outros momentos”, explica. Davolli destaca ainda que a empresa pretende continuar usando energia fotovoltaica durante suas construções e nos próximos lançamentos.

 

Gustavo Davoli

O que é energia Fotovoltaica


Os sistemas fotovoltaicos são capazes de gerar energia elétrica através das chamadas células fotovoltaicas. Essas células são feitas de materiais capazes de transformar a radiação solar em energia elétrica através dos “efeitos fotovoltaicos”. Atualmente, o material mais difundido para este uso é o silício. O efeito fotovoltaico acontece quando a luz solar é absorvida pela célula fotovoltaica através de seus fótons. A energia gerada pelos fótons da luz é transferida para os elétrons que ganham capacidade de se movimentar. Esse movimento de elétrons vira energia elétrica.  As células fotovoltaicas podem ser dispostas de diversas maneiras, principalmente na utilização da montagem de painéis solares que também podem ser montados em materiais como filmes flexíveis com a mesma característica ou através da incorporação das células no vidro. As formas como são montadas as células dependem das necessidades arquitetônicas e outras necessidades.

 

Como Funciona

Os painéis solares instalados no telhado são conectados uns aos outros e depois a um inversor. Este inversor converte a energia solar captada pelos painéis fotovoltaicos em energia elétrica, que sai do inversor e é distribuída pelo ambiente (casa ou empresa), reduzindo a quantidade de energia comprada da distribuidora.

 

Bild Desenvolvimento Imobiliário

É uma empresa moderna, com 10 anos de atuação, que atua com incorporação, construção e vendas com sedes em Ribeirão Preto, Bauru, Franca e Araraquara. Traz em seu perfil um DNA que caracteriza uma multiplicidade de empreendimentos residenciais, comerciais e hoteleiros. Em 2016 e 2017, a Bild entrou para as “100 Maiores Construtoras do Brasil”, eleita pelo Ranking ITC (Inteligência Empresarial da Construção), uma entidade que acompanha a evolução do setor da construção. A Bild participou, em 2015, da pesquisa realizada pela Revista PME (Pequenas e Médias Empresas / Exame 2015), feita em parceria com a consultoria Delloite, e foi indicada como a primeira do ramo da construção civil que mais cresceu no interior de São Paulo e a quinta no país. Pelo quarto ano consecutivo, a Bild obteve a renovação das certificações ISO 9001 e PBQP-h nível A, que garante qualidade da empresa e de seus produtos de acordo com padrões de exigência nacionais e internacionais. A Bild também faz parte da Abrainc (Associação Brasileira de IncorporadorasImobiliárias), que representa, nacionalmente, as empresas de incorporação imobiliária, fortalecendo o setor e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país e de suas cidades. Com 34 empresas participantes, a Bild é a única empresa associada do interior do Brasil.

Comentários
Assista ao vídeo