Colaboradores - Lica Gimenes

Natal Radical de Brotas reúne atividades de aventura dentro da cidade

2 de Dezembro de 2017

Papai Noel também gosta de adrenalina! Em Brotas, durante o “Natal Radical”, evento que está na 2ª edição e que será realizado de 16 a 23 de dezembro no Parque dos Saltos, sempre a partir das 14h, o bom velhinho vai fazer a alegria da criançada e dos crescidos chegando em diferentes modalidades do turismo de aventura, como tirolesa e kayak extremo. E o melhor: o turista também pode se divertir na tirolesa, no stand up padle, fazer boia-cross e rapel e passeios de bote e de kaiak que serão oferecidos no Parque dos Saltos, às margens do Rio Jacaré-Pepira.

Brotas - Ponte Pênsil iluminada - Natal de 2016

 

Brotas - Natal de 2016 - chegada do Papai Noel de Superbike (tirolesa com bicicleta)

 

Ou seja, o Parque dos Saltos, dentro de Brotas, será transformado em parque de aventura, com estrutura especialmente montada para o “Natal Radical”. A Ponte Pênsil sobre o Jacaré-Pepira, um dos lugares preferidos da cidade para selfies, estará decorada com motivos natalinos. Haverá dois palcos para shows regionais, além de música ambiente: um montado no mirante ao lado da Ponte Pênsil e outro na Casa de Máquinas. E haverá, também, praça de alimentação com food trucks.

O acesso ao Parque dos Saltos é gratuito. Já a participação nas atividades radicais será mediante ingresso, que estarão à venda nas operadoras de turismo em duas formas: passe livre, que custa R$ 45,00, e dá direito ao portador de participar de todas as atividades radicais oferecidas no espaço quantas vezes quiser e o ingresso avulso, de R$ 20,00, que dá direito a participar de qualquer uma das atividades uma vez. Para os brotenses, o ingresso será o presente de Natal da Associação das Empresas de Turismo de Brotas e Região (Abrotur) aos detentores da “Carteirinha do Brotense” ou a quem fizer compras nas empresas associadas e benfeitoras da Abrotur (veja quais são no site www.abrotur.com.br/associados-da-abrotur). O valor das compras será convertido em ingressos.

Complementando o “Natal Radical” no Parque dos Saltos, organizado pela Secretaria Municipal de Turismo e Abrotur que acontece até às 20h, Brotas terá uma agenda noturna com linda decoração natalina, árvore de Natal e Casa do Papai Noel na Praça Amador Simões. De 21 a 23 de dezembro, sempre a partir das 20h, também haverá sorteios e shows regionais no espaço, organizado pela Diretoria de Cultura e Associação Comercial e Industrial de Brotas (Acib).

Além do turismo de contemplação, do ecoturismo e do turismo rural, Brotas tem seu destaque nas atividades de aventura que são realizadas na água, em terra e até no ar como as tirolesas e o arvorismo na copa das árvores. Dos mais radicais aos mais tranquilos, o município concentra a maior oferta de atrativos de turismo de aventura no Brasil: rafting, boia-cross, canionismo, rapel, arvorismo, tirolesa, caminhada na natureza, cachoeirismo, cicloturismo, cavalgada, quadriciclo, passeios off road, circuito cable, queda livre, entre outros, e mais recentemente também tirolesa com bicicleta. Por isso, tem o título de capital do turismo de aventura.

Brotas tem uma estrutura digna de conceituados destinos turísticos, com atrativos para jovens, casais e famílias com crianças. Para receber os turistas, distribuídos entre a cidade e a zona rural, mais de 40 meios de hospedagem entre hotéis, pousadas, hotéis-fazenda e resorts, 62 estabelecimentos gastronômicos e oito operadoras que cuidam de tudo para que a diversão esteja garantida.

 

Gastronomia

Brotas vem despontando, também, na cena gastronômica. O maior ícone nesta área é o Brotas Gourmet, festival que é realizado há seis anos consecutivamente, sempre no mês de agosto. Além da evolução da culinária dos restaurantes já estabelecidos, novos empreendimentos da área estão surgindo, ampliando o leque de opções gastronômicas para os turistas. E o destaque vem também na área de bebidas. A festa da cerveja artesanal, organizada pela Cervejaria Brotas Beer, está no mesmo caminho do Brotas Gourmet.

Festejar o Natal e Ano Novo em Brotas inclui a tradição de estar à mesa com familiares e amigos. Há meios de hospedagens que terão ceias especiais para as datas. Em um deles, na noite do dia 24 de dezembro, o cardápio preparado terá quatro tipos de queijos e frutas secas, frios e antepastos de entrada. As opções de pratos quentes serão envelope de queijo brie com damasco, arroz branco, farofa natalina, peru assado a moda da casa e fraldinha ao molho italiano. Para sobremesa, pudim de leite com licor de cassis, cheescake de frutas vermelhas e frutas da estação.

O menu para a noite de 31 de dezembro, além das opções de entrada e saladas, inclui na lista de pratos quentes ravióli de queijo, lombo agridoce, suflê de bacalhau e lagarto ao molho roti. De sobremesa, pavê de trufado de bombom, torta de limão siciliano e frutas da estação.

 

Serviço

Localizada a 240 quilômetros da capital São Paulo, Brotas é um destino de fácil acesso aos paulistanos e moradores das cidades mais populosas do Estado, como Campinas e Sorocaba, e pelas melhores rodovias do País: Bandeirantes, Anhanguera, Washington Luís e SP-225 (Eng.º Paulo Nilo Romano). Saiba mais em www.brotas.tur.br.

Programação

 

Shows e chegada do Papai Noel

(de 16 a 23 de dezembro, gratuito)

Dia 16/12

- das 15h às 17h no Palco 1 (ao lado da Ponte Pênsil) – show da banda Mente Livre (pop e MPB) – banda de Piracicaba

- das 17h às 19h no Palco 1 (ao lado da Ponte Pênsil) no horário do por-do-sol – show da banda Razera Fagionatto (rock, pop e blues) – banda de Piracicaba

- às 20h chegada do Papai Noel de Kayak extremo na altura da Ponte Pênsil

 

Dia 17/12

- das 15h às 17h no Palco 1 (ao lado da Ponte Pênsil) – show de Juca e Emerson – de Brotas

- das 17h às 19h no Palco 2 (ao lado da Casa de Máquinas) no horário do por-do-sol – show da Banda Coffee Label– banda de Brotas

- às 20h chegada do Papai Noel de tirolesa

 

Dias 18, 19, 20 e 21

- som ambiente e coral

 

Dia 22/12

- das 15h às 17h no Palco 1 (ao lado da Ponte Pênsil) – show de Juca e Emerson – de Brotas

- das 17h às 19h no Palco 2 (ao lado da Casa de Máquinas) no horário do por-do-sol – show da Banda Coffee Label– banda de Brotas

- às 20h chegada do Papai Noel de bote

 

Dia 23/12

- das 15h às 17h no Palco 1 (ao lado da Ponte Pênsil) – show de Lucas Duarte – de Piracicaba

- das 17h às 19h no Palco 2 (ao lado do Mirante) no horário do por-do-sol – show da Banda Loop – banda de Piracicaba

- às 20h chegada do Papai Noel de super bike ou rapel (ainda a definir)

 

Turismo radical no Parque dos Saltos

(de 16 a 23 de dezembro, das 14h às 20h, mediante ingresso)

- Tirolesa dentro do Parque dos Saltos, de cerca de 70 metros de altura, num trecho de cachoeira

- Passeio de bote em extensão de cerca de 500 metros, num trecho mais calmo do rio, entre a Ponte Pênsil e o Mirante

- Passeio de kayak em extensão de cerca de 500 metros, num trecho mais calmo do rio, entre a Ponte Pênsil e o Mirante

- Stand up padle em extensão de cerca de 500 metros, num trecho mais calmo do rio, entre a Ponte Pênsil e o Mirante

- Boia-cross num trecho de cerca de 500 metros, num trecho de corredeiras do Rio Jacaré-Pepira (entre a Casa de Máquinas e a Ponte de Madeira)

- Rapel de cerca de 25 metros de altura, cruzando a cachoeira existente no  trecho urbano do Rio Jacaré-Pepira

Rafting rio Jacaré Pepira BROTAS - Créd. Paulo Salles

 

Arvorismo Brotas - Créd.Tadeu Fessel

 

Ponte Pensil sobre Rio Jacaré-Pepira em Brotas

 

 

Comentários
Assista ao vídeo