Sexta-Feira | 1 de Dezembro de 2017 | 10h7

Instituto Mara Gabrilli comemora 20 anos

Fundado em 1997, alguns anos após o acidente de carro que deixou a psicóloga e publicitária Mara Gabrilli tetraplégica, o Instituto Mara Gabrilli surgiu em uma época quando pouco se ouvia falar em acessibilidade e inclusão.

Com o objetivo inicial de atuar apenas em dois focos - fomento às pesquisas para a cura de paralisias e apoio ao paradesporto –, a organização comemora no final deste ano suas duas décadas de trabalho, carregando consigo o reconhecimento de uma das ONGs mais atuantes do Brasil na área de assistência social. Hoje, projetos como o Cadê Você? tem impacto direto na qualidade de vida de mais de 3.000 famílias de pessoas com deficiência que residem em comunidades carentes de São Paulo e outras capitais.

“Quando voltei de minha reabilitação no exterior, há 23 anos, conheci um Brasil totalmente sem acessos e oportunidades para aqueles que tinham algum tipo de deficiência. Resolvi fundar uma ONG para que a pessoa com deficiência pudesse ter um pouco mais de dignidade e mostrar seu potencial na sociedade. Começamos essa trajetória pelo esporte e hoje fico muito orgulhosa e emocionada ao ver que o IMG transformou a vida de muita gente, inclusive a minha”, comemora a fundadora.

Projeto Cadê Você? 

O Cadê Você? é um dos mais importantes projetos do IMG. Ele identifica pessoas com deficiência que residem em comunidades mais carentes do município de São Paulo e outras capitais do Brasil, levando informação e atendimentos realizados por uma equipe multidisciplinar - formada por assistente social, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e psicólogo.

Os atendimentos são realizados de duas maneiras: por meio de visitas domiciliares às pessoas impossibilitadas de sair de casa e ainda por meio de mutirões em parceria com as associações da região. 

A importância e a qualidade do Cadê Você? vem sendo reconhecidas por todo o Brasil. Nos dias 16 e 17 de dezembro, a equipe do Cadê Você? estará em Recife, Pernambuco, estado que em 2015 mais sofreu com os surtos do zika vírus.  Na ocasião, o IMG atenderá famílias de bebês que nasceram com microcefalia e hoje estão sem suporte adequado na rede pública de saúde.  

PPP - Projeto Próximo Passo

Estimula atletas do esporte de alto rendimento, oferecendo estrutura e suporte técnico para o treinamento em várias modalidades. São elas: Atletismo, Jiu Jitsu, Natação, Paraciclismo, Paratriathlon Remo e Tiro Esportivo.

Os atletas atendidos pelo PPP estão em constante evolução no cenário esportivo, garantindo presença e pódios em importantes competições, como os Jogos Paralímpicos Rio 2016, o Circuito Loterias Caixa, Copa Brasil de Paraciclismo, Campeonato Brasileiro de Paratriathlon, Powerman, entre outros.

Apoio às pesquisas científicas

Desde sua criação, o Instituto Mara Gabrilli apoia e fomenta iniciativas em prol do avanço da ciência no Brasil. Em 1997, o IMG conseguiu promover o intercâmbio entre o especialista Semion Rochkind, de Tel-Aviv, para uma integração com médicos e pesquisadores do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.  A ponte fortaleceu o que tempos depois se tornou um grande movimento pela aprovação da Lei de Biossegurança, responsável por liberar as pesquisas com células-tronco embrionárias no Brasil, em 2008.
Ainda no campo da ciência, recentemente, a fundadora do IMG, Mara Gabrilli, participou de um protocolo no Miami Project, um dos maiores centros de pesquisa para a cura de paralisias do mundo. O estudo ao qual Mara foi voluntária servirá de base para pesquisas sobre deficiências paralisantes em todo o mundo.

 Publicações de referência

O Instituto Mara Gabrilli ainda desenvolve e distribui cartilhas informativas para instruir a população mais carente sobre o universo das deficiências. Todos os materiais estão disponíveis para download gratuito no site do IMG, através do  www.img.org.br/guias-e-publicacoes/

 

Divulgação

Sobre a fundadora

Formada em publicidade e psicologia, Mara Gabrilli nasceu em 1967 na cidade de São Paulo. Em agosto de 1994, Mara sofreu um grave acidente de carro e após cinco meses internada recebeu a notícia de que havia ficado tetraplégica.

Desde então, a nova realidade a despertou para um Brasil profundamente carente de serviços e políticas públicas inclusivas. E foi assim, de uma inquietação e vontade de ajudar outras pessoas, que em 1997 nascia sua ONG. Em 2007, com o objetivo de ajudar ainda mais pessoas, Mara conseguiu se eleger vereadora na Câmara Municipal de São Paulo e seus esforços durante esse trajeto sempre foram reconhecidos. Hoje ela é Deputada Federal em seu segundo mandato.

Em 2015, a fundadora do IMG, Mara Gabrilli, foi agraciada com o Prêmio Cidadão São Paulo, promovido pelo portal Catraca Livre, que elege personalidades que trabalham por uma cidade mais educada, justa e criativa. Na ocasião, o triatleta apoiado pelo Projeto Próximo Passo, Edson Dantas, representou a parlamentar. 

comentar

últimos comentarios

Seja o primeiro a comentar, complete o formulário ao lado e dê sua opinião.