Notícias -

Mutirão da Biometria - Eleitores poderão realizar biometria neste sábado

1 de Dezembro de 2017
TRE/SP

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A partir deste sábado (2), os eleitores do Estado de São Paulo também poderão realizar o cadastramento biométrico aos fins de semana. O atendimento em horário diferenciado, denominado “Mutirão da Biometria”, acontecerá nos cartórios eleitorais e postos de atendimento de todo o estado, dias 2, 9 e 16 de dezembro, inclusive sexta-feira (8), feriado no Judiciário, das 9h às 18h, por ordem de chegada. O eleitor deve levar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência recente em seu nome e título eleitoral, se tiver.

Até o momento, dos 32.616.689 eleitores do Estado de São Paulo, 9.840.746 (30,1%) fizeram a biometria. A expectativa do TRE-SP é que mais de 100 mil compareçam ao Mutirão para o procedimento.

Segundo o desembargador Mário Devienne Ferraz, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), “o intuito da iniciativa é aumentar a capacidade de atendimento da Justiça Eleitoral e, principalmente, garantir mais uma facilidade para os eleitores realizarem o cadastramento biométrico”.

“Acredito que, com o Mutirão, teremos um aumento significativo no número de atendimentos. Grande parte dos moradores de Guarulhos trabalha em São Paulo e não possui tempo para vir ao cartório durante a semana”, informou Erick Jorge Viana do Carmo, chefe de cartório da 394ª Zona Eleitoral e do Posto de Atendimento de Guarulhos.

Biometria obrigatória

Em Guarulhos, Sorocaba e mais 83 cidades paulistas o cadastramento biométrico já é obrigatório. Os eleitores dessas cidades que não realizarem a biometria terão o título eleitoral cancelado, o que implica diversos impedimentos na vida civil, como obter empréstimos em bancos públicos, tomar posse em cargo públicos, renovar matrícula em estabelecimento oficial de ensino e obter passaporte.

Nos demais municípios, embora o comparecimento ainda não seja obrigatório, a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores se adiantem, de modo a evitar as filas futuras.

O que é a biometria?

A biometria é uma tecnologia que confere mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. O leitor biométrico da urna eletrônica confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.

 

Serviço

Mutirão da Biometria

O que levar: documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência recente no nome do eleitor e título eleitoral, se tiver.

Datas: 2, 8, 9 e 16 de dezembro, das 9 às 18 horas, exceto nos postos do Poupatempo com serviços eleitorais que possuem  horário diferente de funcionamento.

Aonde ir: cartórios eleitorais, postos de atendimento e postos do Poupatempo com serviços eleitorais.

 

Horário de Atendimento da Justiça Eleitoral

Cartórios Eleitorais:

Segunda à sexta-feira, das 12h às 18h. O atendimento deve ser agendado no site www.tre-sp.jus.br

Sábados (dias 2, 9 e 16/12), das 9h às 18h. O atendimento será por ordem de chegada.

Dia 8/12 (feriado no Judiciário). O atendimento será das 9h às 18h, por ordem de chegada.

Poupatempo:

Confira o horário de atendimento das repartições da Justiça Eleitoral instaladas em Poupatempo. O atendimento acontece porordem de chegada, sem necessidade de agendamento.

Comentários
Assista ao vídeo