Colaboradores - Valéria Calente

CONFERENCIA NACIONAL DA ADVOCACIA PAINEL DE DIREITO MÉDICO E À SAÚDE

30 de Novembro de 2017

A Conferência Nacional da Advocacia, realizada entre os dias 27 e 30 de novembro, criou um painel de Estudos Especiais, o EE 53 – Direito Médico e da Saúde (29/11 – 14h30 às 18h30) sob a coordenação da Dra. Sandra Krieger (Presidente da Comissão Especial de Direito Médico e da Saúde).

Acervo Pessoal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A programação, que englobou os temas principais, cotidianamente enfrentados por profissionais do Direito que atuam nessa área, foi a seguinte:

Abertura - Dra. Sandra Krieger Gonçalves (Conselheira Federal e Presidente da Comissão Especial de Direito Médico e da Saúde do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil).

Judicialização da Saúde e impactos no orçamento público – Tadahiro Tsubouchi, Vice-Presidente da Comissão Especial de Direito Médico e da Saúde e Presidente da Comissão de Saúde de Minas Gerais.

Saúde Suplementar e os limites de sua Judicialização – Ricardo Alan Monteiro Batista, Membro da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB/AM.

Reprodução assistida: uma abordagem ético-jurídica – José Roberto Moreira Filho, Advogado, Especialista em Bioética, Direito e Aplicações pelo Instituto de Educação Continuada da PUC Minas, Presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM – em Minas Gerais. Presidente da Comissão de Direito de Família da OAB/MG.

Consentimento informado na relação médico-paciente – Dr. Renato Battaglia, Médico, Advogado, Mediador e Árbitro. Especialista em Mediação de “Conflitos Bioéticos”, Mediação em situações de “Crise ou Urgência Médica” e Arbitragem na “Área da Saúde”.

Comemorativos decisivos na caracterização da responsabilidade civil médica - Giovanna Maria Assis Trad Cavalcanti – Membro da Comissão Especial de Direito Médico e da Saúde do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

A Segurança do paciente aliada à gestão do risco jurídico – Caroline Santos, Presidente da Comissão de Direito Médico, Sanitário e da Saúde da OAB/GO.

Sindicâncias e Processos ético-disciplinares e o Rito dos Julgamentos das infrações disciplinares no CRM/CFM - Luiz Henrique Prescendo – Membro da Comissão de Direito Médico e Estratégias Jurídicas do Conselho Federal de Medicina.

Direito à morte digna no Brasil: cenários e desafios – Lívia Callegari, Advogada inscrita no Brasil e Portugal, Especialista em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP.

Os lugares reservados aos congressistas rapidamente se esgotaram, e, certamente na próxima conferência este tema receberá destaque ainda maior.

Estive, juntamente com minha amiga e sócia, Dra. Patricia Fernandes, participando do painel, e nos impressionamos com o conteúdo e a propriedade com que os palestrantes abordaram os temas.

Muito conteúdo de qualidade impar agregado ao nosso desenvolvimento profissional.

Acervo Pessoal
Comentários
Assista ao vídeo