Notícias -

Espaços acessíveis para idosos e pessoas com dificuldade de locomoção

2 de Agosto de 2013

A necessidade de adaptações de áreas diversas para a melhor circulação e aproveitamento de pessoas com dificuldades de locomoção, como por exemplo, cadeirantes e idosos, tem ganhado destaque na arquitetura e no urbanismo. Cada vez mais as atenções se voltam para o segmento populacional constituído pelas pessoas com deficiência, preocupação que já se reflete na constituição do país assim como em movimentos de defesa dos direitos das minorias e dos processos de reconhecimento da diversidade que constitui a sociedade.

Para que o espaço seja acessível e de uso abrangente, o projeto deve trabalhar com dimensionamentos corretos e possuir também vários itens de acessibilidade. Com esse foco, o mercado de produtos está se adaptando e criando equipamentos que facilitam a vida de pessoas com dificuldade de locomoção. Uma das primeiras empresas brasileiras a se preocupar em desenvolver e fabricar esses acessórios foi a Crismoe. Em abril de 1999, portanto há 14 anos anos, começamos nosso trabalho com produto de acessibilidade e hoje temos a linha ONESELF inteiramente desenvolvida e fabricada no Brasil." Desconhecemos no mundo outra com igual, ou melhor, qualidade, ou apuro técnico.”, explica João Pedro Criscione, diretor comercial da Crismoe, empresa nacional de acessórios de banheiros que fornece suas 27 linhas, com várias opções de design, tanto no Brasil como no exterior.

A preocupação com a acessibilidade na atualidade é muito comum, tanto nos projetos de residências, como nos de hotelaria e principalmente nos hospitalares. Ao serem idealizados por arquitetos ou designers de interiores, os locais devem ser estruturados levando em consideração as diversas etapas da vida de um ser humano e os diferentes tipos de usuários, moradores ou visitantes: como bebê ou idoso, portadores de deficiência, pessoas fragilizadas em tratamentos ou pessoas com mobilidade reduzida ou não.

Todas as pessoas possuem direito a espaços adaptados e seguros. A norma técnica NBR 9050/04, da ABNT, define a acessibilidade como a possibilidade e a condição de alcance, percepção e entendimento para o uso com segurança e autonomia de edificações, espaço, mobiliário, equipamento urbano e elementos. 

Segundo Sérgio Moelin, diretor industrial da Crismoe, a linha ONESELF é completa e obedece rigorosamente à norma técnica, e abrange itens de segurança importantíssimos, que motivaram a aplicação em renomados hospitais, como Albert Einstein, Sírio Libanês, Santa Catarina e institutos altamente especializados, como o Instituto Lucy Montoro.

"No início, trabalhamos profundamente com pesquisas em centros nos quais as questões de acessibilidade já há muito eram bem cuidadas, como, por exemplo, Alemanha, França e Estados Unidos. Trouxemos amostras e modelos de vários lugares do mundo e estudamos todos os recursos tecnológicos até então conhecidos e hoje aperfeiçoamos a nossa própria criação.”, conta João Pedro Criscione.

Entre as ferramentas da coleção de acessórios ONESELF, especial para a segurança, conforto e independência das pessoas com problemas de locomoção, estão as barras de apoio retas com suas várias dimensões, banco articulado para banho, barras para o acesso ao vaso sanitário, ao box de banho, ao lavatório, protetor de sifão, e vários outras utilizações. Para conhecer mais acessehttp://www.crismoe.com.br.

 

 

Banco Articulado, da linha ONESELF, da Crismoe

Barra de apoio articulável, Abraço Seguro, da linha ONESELF, da Crismoe

Barra de Apoio para Box, da linha ONESELF, da Crismoe

Comentários
Assista ao vídeo