Colunistas - Zacarias Pagnanelli

Coordenadora do Programa de Conciliação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região

22 de Novembro de 2017

O programa Cartão de Visita dessa semana terá como tema a "Conciliação e Mediação de Conflitos". A coordenadora do Programa de Conciliação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (São Paulo e Mato Grosso do Sul), desembargadora federal Marisa Santos, irá falar sobre este projeto do Conselho Nacional de Justiça, que incentiva a solução negociável dos conflitos.

Zacarias Pagnanelli e Marisa Santos
Crédito: Beatriz Quintas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No TRF-3, existem 33 centrais de conciliação, sendo 32 em São Paulo e 1 no Mato Grosso do Sul. Em 2017, foram realizadas mais de 10 mil audiências durante o ano com mais de 50% de acordos, muitos deles solucionados em um único dia.

“Esperar uma decisão judicial de um processo pode demorar muitos anos, então é claro que todo mundo quer resolver seu problema e estar vivo para receber seu direito, antes que o processo termine. Na prática, a conciliação propicia que, com o acordo, se consiga receber antes do que se receberia em um processo ordinário, que tramita entre 10 a 15 anos", declarou a desembargadora.

 

Entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, acontece a Semana Nacional da Conciliação. O objetivo é divulgar e incentivar esse trabalho realizado o ano inteiro.

Cartão de Visita vai ao ar aos sábados, às 23h, com reprise aos domingos, às 8h, e nas madrugadas de quinta para sexta-feira, à 01h15. A Record News é sintonizada pelos canais: 55 Vivo TV; 78 Net; 32 Oi TV; 14 Claro; 19 Sky; 134 GVT; e o 42 na TV aberta.

Comentários
Assista ao vídeo