Terça-Feira | 21 de Novembro de 2017 | 11h16

Bosch comemora 10 anos de produção de freios ABS no Brasil

A Bosch, uma líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços, comemora 10 anos de produção do Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS) no Brasil. Desde o início de funcionamento da linha, em 2007, foram produzidos mais de seis milhões de unidades do equipamento em território nacional. 

Divulgação/Alessandra Nascimento

Sete anos antes do ABS tornar-se item obrigatório em todos os veículos zero quilômetro no Brasil, a Bosch já reforçava o pioneirismo em oferecer tecnologias que visam proporcionar mais segurança e conforto aos motoristas brasileiros. De acordo com um estudo realizado pelo lnsurance lnstitute for Highway Safety (llHS), a utilização de freios ABS pode diminuir em até 37% o risco de acidentes fatais, já que impede o travamento das rodas em frenagens bruscas e permite que o motorista tenha total controle do volante e possa desviar de obstáculos.

Pioneirismo como marca registrada 


A Bosch também foi a pioneira na produção do Programa de Estabilidade Eletrônica (ESP®) no mercado nacional. A linha entrou em operação em 2015. A tecnologia ajuda a elevar ainda mais a segurança nas estradas, especialmente em pistas escorregadias, já que o sistema mantém o veículo seguro ao fazer uma curva em alta velocidade ou um desvio de emergência. 

Divulgação/Alessandra Nascimento

O ESP® é um sistema de segurança ativa que ajuda evitar até 80% os acidentes causados por derrapagens. Pesquisas em todo mundo comprovam que o ESP® representa o que há de mais moderno em tecnologia de segurança ativa. Inclusive as Nações Unidas consideram a tecnologia uma das maneiras mais eficientes de reagir contra o crescente número de mortes nas estradas. Por esse motivo, cada vez mais países estão exigindo que os automóveis novos saiam da fábrica com o sistema como equipamento padrão. 

Amplo know-how em engenharia e desenvolvimento de projetos 


Conhecer as especificidades do mercado é imprescindível quando o assunto é o desenvolvimento de sistemas automotivos. Exatamente por isso, a Bosch já contava com uma equipe de engenheiros atuando na calibração do Sistema Antibloqueio de Frenagem muito antes da primeira fábrica de ABS entrar em operação no mercado brasileiro. Conhecimento técnico este que também foi fator indispensável quando a Bosch decidiu nacionalizar a produção do Programa Eletrônico de Estabilidade. 

Atualmente há uma ampla equipe de engenheiros trabalhando alinhados às engenharias globais do grupo Bosch, visto que cada vez mais os projetos exigem times multidisciplinares além de conhecimentos específicos do mercado de atuação. A base sólida no desenvolvimento de ABS e ESP® do time brasileiro está abrindo novas oportunidades para o desenvolvimento de tecnologias que serão a base para os veículos semiautônomos no médio prazo, como os sistemas de atuação, radares, sensores, câmeras e iBooster. 

A Bosch Brasil já está preparada para atuar no desenvolvimento das tecnologias que trarão mais segurança e conforto as ruas e estradas brasileiras. 

comentar

últimos comentarios

Seja o primeiro a comentar, complete o formulário ao lado e dê sua opinião.