Viver - Beleza

Beleza e Aparência

19 de Novembro de 2017

Por que buscamos a beleza? O que nos faz ter preocupação com a nossa aparência?

 
A renomada cirurgiã plástica Dra Danielle Gondim, formada no Instituto Ivo Pitanguy, foi buscar na arte a resposta para esse desejo antigo do ser humano. Segundo ela, o senso de aprimoramento é inerente à nossa espécie em todas as áreas da vida. "A aparência física implica na forma como nos apresentamos para o mundo, a busca pela beleza subentende o que queremos ser, ou comunicar com a nossa imagem". 
 
Vênus de Willendorf
 
 
Há 25 mil anos, uma  das primeiras representações artística da forma humana, a Vênus de Willendorf, tinha abdome e mamas grandes, sinalizando o desejo pela fartura e fertilidade, na época não existia agricultura. Baseada no livro do autor Umberto Eco sobre a História da Beleza, a cirurgiã viajou a Europa para visitar museus e entender os anseios da humanidade pela beleza ao longo dos anos através da arte. Segundo ela, os padrões variam na história de acordo com a cultura e necessidade do povo, mas o apreço pelo belo sempre esteve presente.
 
Davi, Michelangêlo
 
 
Um exemplo é a anatomia perfeita do Davi de Michelângelo, escultura feita no século XVI. Hoje a busca pelas formas ideais acentuaram-se pelo aumento da exposição da própria imagem com as fotografias digitais e redes sociais. Ela faz um afirma: " Não se sinta mal por querer aprimorar, pois desde sempre essa foi uma necessidade humana, porém evite a busca por padrões inatingíveis, isso pode ser um grande problema e trazer sérias consequências para a autoestima e saúde social" é ainda alerta: "Antes de procurar fazer alguma mudança definitiva na aparência, procure um profissional responsável que saiba avaliar a maturidade da sua decisão e chegar num consenso sobre a sua expectativa e o que é tecnicamente possível." Conclui a cirurgiã.
 
 
 
 
 
 
 

www.daniellegondim.com.br

Av Rodrigues Alves, 787 - Tirol - Clínica Aprimore / Natal - RN
Tel: (84) 9 9609-0506 / (84) 9 9818-4379

Instagram: @danicirurgiaplastica

Comentários
Assista ao vídeo