Colaboradores - Lica Gimenes

O voluntariado e o ambiente de trabalho

18 de Novembro de 2017

O novembro é marcado pela propagação da gentileza em todo o mundo. Gentileza é contagiante e seu poder não está apenas no benefício concreto da ajuda recebida. Ser gentil com outras pessoas pode aumentar a felicidade de alguém que, por sua vez, aumenta também a probabilidade de agir gentilmente em outras situações e assim é possível construir um mundo mais colaborativo. 

 

Pesquisadores como a professora Sonja Lyubomirsky, da Universidade de Stanford, propõem que a retroalimentação positiva existente entre a felicidade e a gentileza pode funcionar como um mecanismo para a sustentabilidade da felicidade em longo prazo. A empatia e a busca por entender diferentes pontos de vista são princípios básicos do voluntariado e também podem ser usados no ambiente de trabalho. 

A psicóloga Iacy Mastropietro destaca que a realização de trabalhos voluntários permite a experimentação e o desenvolvimento de importantes competências para o mercado, como: criatividade, pró-atividade, trabalho em grupo, apresentação em público e também a aceitar e entender pontos de vistas diversos.  

A especialista pontua que muitas empresas estimulam a realização de trabalho voluntário, não apenas para fortalecer suas equipes e suas pessoas, mas principalmente para contribuir com a sociedade em que está inserida. “Desenvolver a solidariedade e o voluntariado permite o exercício da empatia, de saber se colocar no lugar do outro. E nos torna mais humanos e mais realizados”, explica a psicóloga.  

Bons Exemplos, Bons Vizinhos 

Incentivar e desenvolver sua gente são pilares importantes do McDonald’s. Há 15 anos a companhia realiza a Gincana Bom Vizinho, programa que incentiva o espírito solidário das equipes formadas por funcionários voluntários da rede para realizar ações em benefício da comunidade. 

Em 2016, cerca de oito mil funcionários se reuniram para realizar mais de seis mil ações sociais no entorno das unidades McDonald’s no Brasil e o resultado é surpreendente. “O sucesso dessa campanha se dá pelo respeito que se tem por uma operação sustentável. Tão importante quanto oferecer uma experiência única a cada cliente é demonstrar uma parceria solidária com os vizinhos”, destaca Luciano Gomes, Gerente de Operações da Arcos Dourados, empresa responsável pela operação do McDonald’s no Brasil e na América Latina. 

Luciano Gomes
 

Em Ribeirão Preto, os dez restaurantes da companhia contam com ações em prol da comunidade. As equipes já arrecadaram mais de 870 litros de leite em benefício do GACC – Grupo de Apoio à Criança com Câncer, bem como a McFesta Solidária, onde funcionários da rede receberam crianças em tratamento no restaurante para uma tarde cheia de brincadeiras e descontração. 

Mensalmente, todos os restaurantes da rede participam da arrecadação de Cofrinhos, onde convidam clientes a doarem as moedas do troco de suas compras para ajudar as entidades apoiadas pelo Instituto Ronald McDonald. “Em 2017, já arrecadamos cerca de R$ 17.000,00 com os cofrinhos. Estamos nos preparando agora para a arrecadação de fim de ano que beneficiará as entidades de Ribeirão Preto”, pontua Giliard Oliveira, Consultor de Operações da marca na região. 

 

“A frase eternizada pelo Profeta Gentileza – ‘Gentileza Gera Gentileza’ – é muito verdadeira. A Gincana Bom Vizinho além de proporcionar momentos de descontração entre as equipes, proporciona um sentimento de gratidão e de amor ao próximo, criando um ambiente cheio de boas energias e integrado”, destaca Carolina Lubianchi, Coordenadora de Marketing do McDonald’s para Ribeirão Preto e interior de São Paulo. 


 

Comentários
Assista ao vídeo