Colaboradores - Fabiano de Abreu

Fotógrafo pede desculpas após alisar cabelo de Lupita Nyongo em photoshop

14 de Novembro de 2017

Na última semana, a atriz Lupita Nyong’o fez duras críticas à revista britânicaGrazia por ter editado a foto de capa da edição de novembro. Ao “cortar” digitalmente os cabelos da atriz, a revista a deixou mais próxima do padrão eurocêntrico.

Ver imagem no Twitter

Lupita Nyong’o (Foto: Reprodução)

An Le foi o fotógrafo responsável pela imagem e se desculpou com a atriz. Em carta publicada nas redes sociais, ele diz que entende o motivo da critica de Lupita, que modificar a textura e comprimento do cabelo dela foi “um erro monumental”.  Ele, que é vietnamita, declarou que a alteração “não nasceu do ódio, mas na verdade, da minha própria ignorância e insensibilidade com o constante descaso das plataformas de mídia com as mulheres negras”.

Le em outro momento diz que “gostaria de usar este momento para me desculpar com a senhorita Nyong’o e todos que ofendi.”

O fotógrafo ainda fala sobre como o erro não foi intencional e “por eu mesmo ser um imigrante, é meu dever ser defensor da representação da diversidade na indústria de beleza. Irei demostrar isso em meu trabalho ainda mais daqui por diante (…) Não há desculpa para minhas ações. Eu me arrependo profundamente pela dor que causei a senhorita Nyong’o, que admiro já faz um tempo. De novo, eu gostaria de dizer que que sinto muito a todos que ofendi. E quero agradecer a Lupita por abordar esse assunto tão importante.”

Comentários
Assista ao vídeo