Colaboradores - Tamara Almeida

Malta um paraíso no mediterrâneo

13 de Novembro de 2017

Por Tamara Almeida

Malta é um arquipélago (Ilhas Maltesas) no mar Mediterrâneo central, 93 km ao sul da ilha italiana da Sicília, da qual se separa pelo Canal de Malta. Apenas as três maiores ilhas (Malta, Gozo e Comino) são habitadas. Malta abrange uma área terrestre de 316 km², tornando-se um dos menores países da Europa, possuindo também a maior densidade demográfica do continente. Sua capital é Valetta e a maior cidade é Birkirkara. O Maltês é a língua nacional e o inglês é a língua co-oficial.

 

Os tons de ocre e os dourados contrastam com os azuis profundos do céu e do mar Mediterrâneo, o que torna Malta um destino atraente, perfeito e interessante para passear, descansar e explorar! A costa de Malta, profundamente recortada, tem numerosos portos, baías e praias.

O clima é agradável durante o ano todo, a excelente cozinha, a arte, a cultura e as atividades náuticas fazem de Malta o lugar ideal para uma estadia agradável e deslumbrante. Habitado desde cerca de 5200 a.C., o país foi palco de uma importante civilização pré-histórica anterior à chegada dos Fenícios, que deram à ilha principal o nome de Malat, que significa “porto seguro”. Malta tornou-se independente em 1964 e é conhecida como a terra do mel, devido à alta qualidade deste produto, produzido pelas abelhas do arquipélago.

 

Valetta

É a capital do arquipélago, uma pequena cidade cheia de fortificações: as muralhas, as torres e o Forte de São Telmo. O Museu da Guerra guarda a memória da Segunda Guerra Mundial, mas outro interessante é o Museu Nacional, o Palácio do Grande Mestre, onde se encontram pinturas de artistas famosos, e o Museu de Belas Artes, instalado num palácio do século III. Entre os edifícios religiosos sobressai a catedral, consagrada a São João. Em Valetta encontra-se um dos teatros mais antigos de Europa, o Teatro Manoel.

Valetta, declarada Património da Humanidade pela UNESCO, ao longo dos anos deu as boas-vindas a imperadores, chefes de estado, artistas e poetas. Está repleta de cafés e bares com muita personalidade. Além disso, com uma magnífica vista do Grand Harbour, hoje, é uma das principais atrações turísticas de Malta.

Ilha de Gozo

A segunda mais importante. Encontra-se a noroeste de Malta e é conhecida, também, por “ilha de Calipso”, em homenagem a uma ninfa que ali vivia e que reteve Ulisses durante sete anos. A paisagem deste lugar é de um verde admirável, salpicado de velhas igrejas e pequenas vilas. A capital de Gozo é Vitória, situada no centro da ilha, que oferece alguns lugares interessantes para serem visitados, entre eles, a cidadela, a catedral e a igreja de São Jorge.

Ilha de Comino

É a mais pequena do arquipélago, com apenas 2,7 quilómetros quadrados. Nela vivem poucos camponeses, não existem automóveis, nem qualquer outro barulho que perturbe a tranquilidade da ilha. Comino conta com numerosas ruas e rochas que se adentram no mar, com uma água tão transparente como o cristal. É um paraíso para os amantes do mergulho.

Dica de onde se hospedar:

Um ícone da Valetta e um bom exemplo das veneradas tradições arquitetônicas da cidade. The Phoenicia Malta, um Campbell Grey Hotel e membro da The Leading Hotels of the World, oferece luxo de 5 estrelas a uma curta distância das melhores atrações da cidade. O hotel oferece vistas gloriosas do Grand Harbour e do horizonte da cidade, que tem visto pequenas mudanças desde o século XVI. Seus 7,5 hectares de jardins maduros se espalham para a entrada histórica da capital, marcada por antigos muros fortificados. Perto, inúmeros outros monumentos revelam a vibrante história de Malta e o legado fascinante dos Cavaleiros de São João.

 

A The Leading Hotels of the World, principal associação de hotéis de luxo do mundo, possui mais de 375 propriedades espalhadas por 75 países. Por quase 9 décadas, mantem o objetivo de buscar o excepcional: hotéis, resorts e spas que tragam experiências sem precedentes, hospitalidade e bem-estar. Sendo assim, as propriedades representadas pelo selo Leading atendem a elevados padrões de qualidade e distinção. Com um escritório no Brasil, a Leading te auxilia com reservas e serviços em todos os hotéis.

Para descobrir o grupo seleto de propriedades, acesse: www.lhw.com

Acompanhe Tamara Almeida também pela Fan Page no Facebook: https://www.facebook.com/viagenstamaraalmeida e pelo Instagram: @tamaraalmeidas

Comentários
Assista ao vídeo