Segunda-Feira | 13 de Novembro de 2017 | 9h47

Outubro Rosa FAD

A Faculdade Diadema encerrou o mês de outubro brilhando com ações voltadas ao Outubro Rosa. Por mais um ano mobilizou alunos, professores e sociedade em prol da conscientização da prevenção de uma das doenças que mais afetam o público feminino, o câncer de mama.

Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em sua programação, que começou na sexta feira, dia 27 e foi até dia 31 de outubro, contou com palestras, workshops, doação de cabelo, caminhada e exames. 

Muitos foram os parceiros envolvidos, mobilizamos mais de 1.000 pessoas num total.

No dia 27 de outubro, a Faculdade recebeu a equipe do cabeleireiro Lúcio Matias, que junto ao grupo Mechas de Amor tem um projeto de conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama. Neste noite, Lúcio junto com as senhoras Tânia e Cida, do grupo Mechas de Amor, puderam dar seus relatos quanto a vida com o câncer e a importância de se ter o diagnóstico o quanto antes, assim como a importância da prevenção.

Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O projeto "Mechas de Amor", idealizado pela Instituição "Somos todas Uma", tem por meta promover a sensibilização da população no geral a se envolver com a causa. Por meio de doação de cabelas, o projeto consegue encaminhar para confecção de perucas e doar às mulheres que estão em fase de quiometarapia.

Em seu depoimento, Tânia, que está em tratamento do câncer de mama, fala do quanto foi e é importante esta ação da sociedade para minimizar a dor deste diagnóstico, em sua fala diz que "eu tenho câncer, porém o câncer não me tem", deixando claro que ela vive intensamente sua vida e ainda arruma tempo para se dedicar àquelas que estão mais debilitadas. Para Cida, em tratamento de câncer, emocionou à todos falando que por falta de um diagnóstico, ela teve dois. Já não sabe quantas sessões de quimioterapia realizou e realiza, porém está totalmente engajada no projeto Mechas de Amor, com ideias e propostas para chegar cada vez mais junto à comunidade.  "Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possam  mudar o mundo, de fato sempre foi assim que o mundo mudou", frase de uma antropóloga americana lida pela convidada resumindo o papel do grupo Mechas de Amor.

Divulgação

Após esta conversa, os alunos da FAD foram convidados a visitar e curtir a página do projeto no facebook bem como doar cabelos para confecção de perucas.

Nesta noite, foram cerca de 15 jovens que optaram em cortar seus cabelos. Foram atendidas pela equipe da Rede Lúcio Matias, inclusive pelo mesmo, que veste esta camisa e aceitou nosso convite de imediato para participação de nosso Outubro Rosa.

No segundo dia, 28 de outubro,  organizado pelo curso de Educação Física com apoio de todos os outros cursos, tivemos uma caminhada em prol do combate ao câncer de mama, foram envolvidos neste dia mais de 600 alunos e convidados, que, na manhã deste sábado, marcaram concentração na frente da faculdade e seguiram pela avenida Alda até o Shopping Praça da Moça. Acompanhados por um carro de som e animados por um DJ, seguiram com balões sensibilizando a comunidade durante o percurso convidando-os a realizar os exames preventivos. Na Praça da Moça, fora feito uma parada para alongamento e entretimento guiado pela Profa Verônica Tapia. Seguindo depois para o Shopping que recebeu a todos em sua sala de palestras.

No Shopping a FAD levou o Coaching de Saúde, Wallace Pinheiro para falar sobre Medicina Alternativa. Ele falou da importância de se respeitar o corpo e comandar a mente para termos uma vida regular e saudável. Neste mesmo dia, professores e alunos do curso de direito fizeram orientações jurídicas à mulheres que tinham alguma dúvida quando aos seus direitos e deveres.

A caminhada resultou num envolvimento ímpar dos alunos frente a proposta de sensibilização quanto a saúde da mulher.

Em continuidade, na segunda (30) e terça feira (31) tivemos palestras para o curso de Direito com o tema Direito Médico com a Dra Patrícia Fernandes e Dra Valéria Calente, ambas da Comissão de Direito Médico da OAB SP. Abordaram o tema referido e envolveram os alunos com seus conhecimentos e exemplos práticos do dia a dia que envolve a medicina e os direitos do paciente.

Divulgação

Para as alunas que doaram mechas de seu cabelo, o consultor de beleza, Herivelton Araki as maquiou realçando a beleza deste ato que cada uma delas teve ao doar seus cabelos.

Aos alunos ainda houve massagem facial com a equipe do Espaço La Belle, onde a profissional Irene Lima pode mostrar a importância de massagear a face.

"Todos estão de parabéns em fazer estes movimentos na faculdade, me sinto muito bem aqui" disse um dos alunos de educação Física que recebeu esta massagem facial.

Outro parceiro que esteve presente foi a Farmácia Malheiro, que trouxe sua equipe e realizou cerca de 200 exames de glicemia e aferição de pressão. "Queremos sempre estar presente nestes eventos aqui da FAD, sentimos o envolvimento dos alunos e entendemos a importância de ações como esta para comunidade de Diadema", relata uma das colaboradores de Malheiro.

Ainda com palestras, o curso de educação física trouxe o Prof Marcus Vinícius dos Santos para falar sobre "nutrição, exercício físico e sono: a importância dessa tríade para mulheres" e Pedro Paulo Makhlouf com o tema: "mulher na Gestão do Esporte: uma iniciativa empreendedora".

O curso de Marketing trouxe a empreendedora Dina Morais, proprietária do Beauty Center ABC que encantou os alunos com sua estratégia empreendedora no segmento de beleza. "Adoro estar presente entre jovens, ainda mais no momento como este, Outubro Rosa."

Para fechar as duas noites, nosso parceiro, idealizador da ONG Organização Cidadão, o médico voluntário Dr Ricardo Yoshio, junto com sua equipe, realizou pelo segundo ano consecutivo, exames de ultrassom da mama a todos as mulheres que se inscreveram para realização do mesmo. "A oportunidade de atender estas senhoras aqui na faculdade é um diferencial que buscamos em nossa ONG, trazer saúde às mulheres e sensibilizá-las de se tocar, mostrando o quanto é importante este ato."

"A Faculdade Diadema ousou fazer este evento no ano passado e agora em 2017 foi procurada pelos parceiros para realizar novamente. A procura e participação dos alunos foi fundamental para construirmos uma "identidade rosa" nos outubros da FAD. Este sentimento de pertença é o que buscamos para firmarmos na comunidade de Diadema" relata o diretor Prof Ewerton Visotto.

Resultados alcançados:

- 20 jovens doadores de cabelo;

- 32 mechas de cabelo coletada;

- 15 jovens  maquiadas;

- 22 massagens faciais;

- 30 exames de ultrassonografia da mama;

- 200 exames de glicemia;

- 220 aferições de pressão arterial;

- 600 pessoas envolvidas na caminhada;

- 18 orientações jurídicas;

- mais de 1.000 alunos envolvidos como um todo.

Cerca de 30% dos exames de ultrassons detectaram alteração e as mulheres foram encaminhadas para um exames específicos. Tivemos 12 casos de glicemia alterada e 19 casos de hipertensão, todos orientados a buscar ajuda médica específica.

Parceiros:

- Rede Lúcio Matias

- Shopping Praça da Moça

- Organização Cidadão

- Farmácias Malheiro

- Projeto Somos todas uma

- Projeto Mechas de Amor

- Espaço La belle

- Consultor Herivelton Araki

- Beauty Center ABC

- 5:27 Negócios Esportivos

- Mulheres na Gestão do Esportes

- Secretaria de Transporte de Diadema

- Sabesp

Fonte: Prof. Me Ewerthon Visotto

comentar

últimos comentarios

Seja o primeiro a comentar, complete o formulário ao lado e dê sua opinião.