Notícias -

CREMESP COMPLETA 60 ANOS E RECEBE HOMENAGEM NA ALESP

10 de Novembro de 2017

Por iniciativa do Deputado Fernando Capez, a Assembleia Legislativa prestará homenagem, em sessão solene, no dia 13/11, às 20 h, no plenário Juscelino Kubitschek, a todos os profissionais médicos e ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), que completou recentemente 60 anos de atividades. Homenagens também serão prestadas a algumas associações médicas, faculdades de medicina e hospitais, como Albert Einstein, Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas de São Paulo, Instituto do Câncer e HCor. Os Secretários Municipal e Estadual da Saúde, Wilson Modesto Pollara e David Uip, também receberão homenagens

Capez afirma que “é preciso mais reconhecimento por parte de todos a esses profissionais que salvam vidas e que cuidam da nossa saúde. Será um momento muito especial para todos da Assembleia Legislativa, pois reverenciaremos essa profissão que mais se aproxima de Deus, porque é a profissão que visa a salvar vidas, e a vida é o dom maior que Ele nos deu”.

Fundado em 30 de setembro de 1957, o Cremesp é uma autarquia federal, sem fins lucrativos, que acompanha a aplicação da ética médica por meio de ações regulamentadoras, elaborando resoluções e pareceres; fiscalizadoras das condições de trabalho em instituições de saúde; e judicantes, no recebimento de denúncias, apuração de casos e abertura de sindicâncias e processos.

O Cremesp é composto por 40 conselheiros eleitos no Estado de São Paulo e dois indicados pela Associação Paulista de Medicina (APM), os quais têm mandato de cinco anos. Ele representa cerca de 134 mil profissionais e 50 mil empresas. Atua na defesa da ética e na valorização profissional, com o intuito de melhorar as condições de vida e de saúde da população. A boa prática da medicina resulta da fiscalização de condições de trabalho e da mediação de conflitos entre médicos, prestadores de serviço e instituições de saúde.

Na área educacional, o Conselho promove a capacitação profissional, por meio do Programa de Educação Continuada, que leva informações a médicos que atuam em locais mais distantes. Já o Exame do Cremesp é uma prova feita voluntariamente por recém-formados, há 13 anos, para avaliar a qualidade da formação nas faculdades paulistas.

É a atuação do Cremesp que impede a prática da medicina irregular ou ilegal, que coloca em risco a vida humana. Sem sua presença, a população estaria à mercê de pessoas inescrupulosas, correndo sérios riscos. Por isso, o Cremesp é imprescindível para o Estado de São Paulo.

Comentários
Assista ao vídeo