Colaboradores - Lica Gimenes

Número de míopes aumenta no mundo todo

8 de Novembro de 2017

De acordo com o Censo Oftalmológico de 2014, a estimativa é que existam em torno de 68 milhões de míopes no Brasil. A famosa miopia, que é o distúrbio refrativo mais comum em todo mundo, cresceu muito no último século. Um quarto da população mundial sofre de miopia, porcentagem que pode chegar a um terço nos próximos anos, indicaram especialistas

“A miopia é o distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes desta chegar à retina. Uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados, desfocados”, explica o médico oftalmologista Dr. Marcelo Jordão L. Silva.

 

Ainda de acordo com o especialista, a miopia começa a se desenvolver dos 8 até os 14 anos de idade, e pode progredir até a fase adulta. Um dos primeiros sintomas que os pacientes mais relatam, que com frequência anuncia o aparecimento da miopia, é a visão turva, visão destorcida, dos objetivos que estão distantes.

Dr. Marcelo Jordão

Infelizmente, os especialistas no assunto ainda não conseguiram descobrir qual a real causa da miopia. Não é possível indicar quais são os fatores de risco que levam uma pessoa a desenvolver miopia. “A miopia apresenta diversas possíveis causas, mas a ciência ainda não foi capaz de determinar exatamente qual a importância de cada uma delas. Sabe-se que há um fator genético, ou seja, as crianças cujos pais são míopes tem maior chance de desenvolver miopia”, explica Dr. Marcelo Jordão L. Silva. Além de herança genética, acredita-se que a miopia pode ser causada por estilo de vida e um dos principais fatores para o crescimento do número de míopes é o uso excessivo da tecnologia como computadores, videogames e smartphones. “O excesso de tecnologia acomoda a visão, por isso é importante que os pais estimulem as crianças a descansarem os olhos, brincarem com outras atividades e claro, sempre visitar um oftalmologista”, orienta o especialista.

A boa notícia é que a miopia tem correção, e pode ser realizada com a cirurgia refrativa a laser. “A miopia não é uma doença, então não existe uma “cura”, o que existem são os métodos de correção como os óculos e as lentes de contato, e o principal que é a cirurgia refrativa a laser. As técnicas utilizadas são LASIK e PRK, que são bastante seguras e tem um excelente resultado na correção da miopia.

Ainda de acordo com o especialista, o paciente pode retirar o curativo no dia seguinte a operação. “ No dia seguinte, após a realização da cirurgia, é retirado o curativo e o paciente começa a usar alguns colírios. Tem uma necessidade de restrição a esforços físicos por algum tempo, mas em poucos dias a visão já está recuperada e o paciente consegue retornar as atividades normais e enxergando perfeitamente, finaliza Dr. Marcelo Jordão L. Silva.

Por: Giovana Faria

Comentários
Assista ao vídeo