Cultura -

10º Fórum do Conselho da Mulher Empreendedora da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos

7 de Novembro de 2017

O CME (Conselho da Mulher Empreendedora) da ACE-Guarulhos realizará no dia 9 de novembro o seu 10º Fórum anual. O evento acontecerá das 16h às 22h, no Teatro Adamastor, em Guarulhos, e tem a proposta de discutir o empreendedorismo, empoderamento no universo dos negócios, a descoberta e desenvolvimento do potencial interior e trazer exemplos de trabalho, superação, realização e sucesso.

                  
                     Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A entrada é solidária, basta trazer um litro de leite ou alimento não perecível, que serão destinados à Agape-Guarulhos.

As inscrições devem ser feita pelo site da ACE-Guaurlhos aceguarulhos.com.br/10forum-cme

A Palestra Master do evento será proferida por Tânia Cosentino, presidente da Schneider Electric para a América do Sul. Ela vai falar sobre “Empreendedorismo e Empoderamento no Mundo dos Negócios”. A executiva foi entrevistada na matéria principal da IstoÉ Dinheiro, em outubro, em razão do prêmio recebido da ONU, e uma das entrevistadas em matéria de capa da Revista Exame, pela gestão voltada à equidade de gêneros.

A executiva é engenheira elétrica, formada pela FESP - Faculdade de Engenharia São Paulo -, com especializações na FGV (Fundação Getúlio Vargas) e noutras instituições no exterior.

Ingressou na Schneider Electric em 2000 como Gerente nacional de Vendas de Projetos e Serviços, passou a diretora e, em 2009, assumiu a presidência da subsidiária brasileira -  a primeira mulher a ocupar o cargo. Em 2013 foi promovida a presidente da região América do Sul.

Á frente da regional, sua principal proposta ou missão é assegurar a posição da empresa como líder em gestão de energia e provedora de soluções inovadoras para os seus mercados-alvo: residencial, industrial, comercial, data centers, energia e infraestrutura para cidades inteligentes.

Tânia faz isso sem preterir a sustentabilidade, pois um de suas principais características é visão pró-sustentabilidade e inclusiva. E os resultados obtidos lhe garantiram o reconhecimento pela ONU (Organização das Nações Unidas), no fim de setembro deste ano, como a única mulher latino-americana e uma das três mulheres no mundo reconhecidas pelo trabalho em prol dos avanços dos objetivos de desenvolvimento sustentável em defesa da sustentabilidade -  a subsidiária brasileira está trabalhando seis projetos socioambientais e socioeconômicos e é referência para outros países na questão da diversidade de gênero e LGBT para os funcionários. A executiva inspira e lidera o Programa HeForShe (ElesporElas) na Schneider Electric e esse trabalho é copiado por países vizinhos.

O Movimento ElesporElas é uma iniciativa da ONU Mulheres e Pacto Global da ONU - um esforço global para envolver os homens na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial. A proposta fundamental do programa é ajudar homens e mulheres a modelarem juntos uma sociedade mais justa e igualitária.

Seguindo esse princípio, a executiva atua como membro do Women Advisory Board (Conselho Consultivo das Mulheres) da empresa, onde as políticas voltadas para as mulheres são discutidas.

Em entrevista à Revista Cláudia, em maio deste ano, a presidente explicou que está definido na empresa que pelo menos 40% das novas contratações precisam ser de mulheres e sempre deve haver uma finalista do gênero feminino para as vagas em aberto.

Ano passado, a Schneider Electric atingiu a marca de 42% de contratações. Entretanto ainda há muito o que fazer no quesito equidade de gênero, pois da gerência para cima, ainda são 18% de mulheres.

A criação do comitê para discutir a questão de gênero tem a finalidade de virar esse jogo e nos encontros são abordados temas relevantes para acelerar a mudança.

A palestra de Tânia Cosentino será realizada às 20h.

Poder Interior

Também realizará palestra no Fórum-CME a apresentadora do programa Descubra o seu Caminho, da rádio Boa Nova, Fernanda Fernandes. A palestra dela Desperte seu Poder Interior será realizada às 19h30.

Fernanda é formada em Letras, pós-graduada em Dialética da Língua Portuguesa, mas trabalha muito com comunicação e pessoas. Ela é palestrante há 12 anos, é coach life e executive, terapeuta, consteladora sistêmica e reikiana.

Case de Sucesso

O Case de Sucesso é Simone Lopes. Ela irá falar sobre a sua história no CIEE (Centro de Integração Empresa e Escola), especialmente a unidade Guarulhos, onde hoje é gestora executiva e lidera 50 colaboradores. Simone é formada em Administração de Empresa pela FME e pós-graduada em marketing pela Universidade Mackenzie. Nas horas vagas, que devem ser poucas, ela mantém um canal de beleza e autoestima nas redes sociais, onde procura auxiliar as mulheres a recuperar o brilho e o autoamor. A palestra de Simone será realizada às 19h.

Das 16h às 18h a SDCETI, SDU, CIEE, Sebrae, ACE-Guarulhos e CME atenderão o público para esclarecimentos de dúvidas que envolvem as empresas:

SDCETI/SDU - MEI, abertura de empresa e licença de funcionamento Sebrae - Suporte a empresas ACE - Produtos e serviços ao empresário CME - Informações à Mulher Empreendedora, entre outros

CIEE - Contratção de estagiários e aprendizes.

Às 18h serão realizados os credenciamentos e oferecido coffee break.

Comentários
Assista ao vídeo