Notícias -

Tribunal lança campanha de acessibilidade com atleta paralímpico

30 de Outubro de 2017

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) lança hoje (30) campanha de acessibilidade para incentivar as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida a transferir seu título de eleitor para uma seção com acessibilidade. Para marcar o início da campanha, o atleta paralímpico André Rocha cadastrou seus dados biométricos e transferiu seu título de eleitor para uma seção de votação acessível próxima a sua casa, em Taubaté, cidade a 130 quilômetros da capital.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

De olho nas Paralimpíadas de 2020, André foi recebido pelo presidente do Tribunal, des. Mário Devienne Ferraz, na véspera da 3ª etapa do Circuito Brasil Loterias Caixa – o campeonato nacional da categoria. Na competição, ele tentará obter seu sétimo recorde mundial. Ele compete no arremesso de peso e lançamento de disco, modalidade em que conquistou o ouro no mundial de julho desse ano, realizado em Londres.          


Em poucos minutos, André cadastrou seus dados biométricos e fez sua transferência para um local acessível, onde poderá votar com o filho. Para ele, quem tem dificuldades de locomoção não pode se esquecer da data limite para a mudança, que ocorre no início de maio dos anos eleitorais. “Todos têm esse direito. Há lugares em que a acessibilidade é mais restrita, mas as pessoas não podem desistir de votar. Já aconteceu comigo, de chegar ao local de votação e ter dificuldade porque sua seção é no segundo andar”, conta. “Por isso essa comunicação é tão importante”.    
 

Na campanha deste ano, o Tribunal promoverá ampla divulgação das ações de acessibilidade e da necessidade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida transferirem seu título para uma seção acessível. A campanha envolve ampla divulgação nas redes sociais, postos de atendimento, terminais de ônibus, folhetos, iniciativas em parceria com associações representativas e, em especial, cartazes no serviço público de transporte especial para as pessoas com deficiência.          


História de superação          

A trajetória vitoriosa de André no esporte não foi fácil. Ex-policial militar, ele sofreu um acidente durante uma perseguição e ficou paraplégico. Segundo ele, foi um período muito difícil. Por quase dois anos, André não queria sair de casa nem ver os amigos. “Consegui virar o jogo. No início, não pensei no esporte. Fiz cursos de informática, marketing digital, queria produzir”, lembra.       

No esporte, André participou de um projeto da Prefeitura de Taubaté e demonstrou talento imediatamente. “Os resultados vieram muito rápido. Em 2014 me tornei profissional e em 2015 fui convocado para seleção, fui para os Jogos Parapan-Americanos de Toronto, em 2015. Estou cada vez mais motivado”, conta o atleta, que conquistou a medalha de prata na ocasião.   

Acessibilidade na Justiça Eleitoral 


No Estado de São Paulo, das mais de 94 mil seções eleitorais, em torno de 12% têm acessibilidade, ou seja, mais de 11 mil. 

Há 25 anos a Justiça Eleitoral de São Paulo criou, na capital, as primeiras 125 seções com acessibilidade, visando a facilitar ao máximo o exercício do voto da pessoa com mobilidade reduzida. 

As seções com acessibilidade possuem infraestrutura adequada às necessidades desses eleitores, como rampas de acesso, largura das portas adequada a cadeirantes, bebedouros e banheiros adaptados.

Além de providenciar adaptações nos cartórios eleitorais, a Justiça Eleitoral tem promovido vários esforços junto ao governo do Estado, prefeituras e escolas particulares para diminuir as barreiras nos locais de votação e aumentar o número de seções com acessibilidade.

Para a transferência é necessário que o eleitor dirija-se ao cartório mais próximo da sua residência ou a um posto doPoupatempo com serviços eleitorais, levando um documento oficial de identificação, comprovante de residência recente (máximo de 3 meses) e o título, se tiver.  

O eleitor deve agendar seu atendimento no cartório pelo site do TRE-SP ou pessoalmente. Quem opta pelos postos do Poupatempo é atendido por ordem de chegada.

Coordenadoria de Comunicação Social
11 3130-2800

Comentários
Assista ao vídeo