Viver - Saúde

O que se tem na atualidade a respeito de enxerto de gordura.

27 de Outubro de 2017

Com o advento da lipoaspiração já estamos acostumados a ver grandes transformações no contorno corporal das pacientes que se submetem a este procedimento. Mas a lipoaspiração atual, não se trata apenas da retirada de gordura de determinada parte do corpo e sim de uma remodelação corporal.

A lipoescultura, como é conhecida a técnica que se baseia no aproveitamento da gordura retirada através da lipoaspiração, permite a correção de defeitos causados pela atrofia gordurosa e uma modelagem corporal mais agradável. Antigamente se escutava muito as teorias que “a gordura com o tempo some”, “ficam irregularidades”, “fica diferente um lado do outro”. Enfim com os adventos científicos, a diversidade de trabalhos, como os do Americano Sydney Coleman que inclusive propôs enxertos viáveis inclusive na face, baseado na coleta correta da gordura, centrifugação e diferenciação da gordura utilizável, da inutilizável (que é desprezada) e ate da presença de de células tronco (células que podem se transformar em qualquer tipo celular, bem como fatores de crescimento).

Então hoje em dia nos coletamos a gordura por meio de cânulas precisas, coletamos em um reservatório descartável onde podemos separar quais células viáveis e o que se pode aproveitar como viável da gordura retirada.

Para comprovar isso, cientificamente procuramos demonstrar através de um trabalho de reconstrução de mama baseada em enxerto de gordura* (http://www.rbcp.org.br/details/1399/lipoenxertia-em-reconstrucao-mamaria) que desenvolvemos no Instituto do Cancer do Ceara. Portanto hoje em dia considera-se seguro, bastante eficaz e com resultados permanentes quando se utiliza a gordura aspirada na forma de aumento de volume de determinadas regiões (glúteo, coxas, panturrilhas e etc).

Então vejamos que formula favorável, vamos tirar a gordura dos flancos, barriga e laterais ( diminuindo a circunferência dessas áreas) e vamos acrescentar volume em regiões desejáveis, como a projeção e correção de irregularidades do bumbum por exemplo.

Quem é a paciente candidata a aumento do glúteo com lipoenxertia?

Para que se consiga uma quantidade satisfatória de gordura capaz de proporcionar um real aumento ou remodelagem da região glútea é preciso que a paciente seja candidata a uma lipoaspiração. Em média será necessária a retirada de cerca de 1 a 1,5 l de gordura para que, depois de ser processada para o uso, tenhamos cerca de 400 a 600 ml de gordura pronta para o procedimento de injeção.

 

Como é colocada essa gordura?

Hoje em dia temos um conceito de que não podemos injetar muito em um so plano ou local, fazemos a enxertia sob forma de camadas e colunas, fazendo com que a agregação do enxerto seja mais adequada. A gordura retirada passa por um processo de preparo antes da sua injeção. A injeção é feita no glúteo com o uso de cânulas, através dos mesmos orifícios utilizados na lipoaspiração. O enxerto da gordura é feito em várias camadas, envolvendo o subcutâneo e o músculo, para que seja maior a sua chance de integração.

 

E o que acontece depois? Essa gordura é reabsorvida com o tempo?

Após a colocação da gordura ela deverá ser recebida pelo local do enxerto, no caso a região glútea. Esse processo consiste na formação de novos vasos conectando as células de gordura ao tecido ao redor delas. Uma parte do material enxertado não passará por este processo e será então reabsorvida pelo organismo. Fatores que dificultam a agregação do enxerto são a pressão sob o local enxertado (deitar-se pressionando o bumbum, muito volume em um so local, cintas apertadas e etc)

 

Espera-se que em torno de 70 a 80% da gordura enxertada adapte-se ao novo local e passe a ser permanente nesta região. Isso quer dizer que após o período inicial de integração, que gira em torno de 3 a 6 meses, a quantidade de gordura que permanecer será definitiva. Essa gordura sofrerá oscilações normais de peso, como todo o restante do corpo. Sempre observamos o cuidado que toda paciente após uma lipo pode emagrecer como um todo, inclusive perdendo boa parte do material enxertado, porém como colocamos células de gordura no local, quando a paciente começar o reganho de peso (natural após uma lipoaspiração também) a paciente não recupera tanta gordura na cintura e flancos (por exemplo) e começa a acumular gordura so onde foi exertado (bumbum por exemplo)

 

E posso esperar mesmo um aumento do glúteo com este procedimento?

O resultado é variável, pois como dito anteriormente, parte da gordura será inicialmente absorvida, mas sim o resultado alcançado muitas vezes pode se assemelhar a uma prótese de glúteo. Para se ter ideia, o volume habitual de uma prótese de glúteo é em torno de 300 a 350 ml , o que pode muitas vezes ser alcançado pela lipoenxertia, mesmo após a reabsorção de parte da gordura. Quando estamos tratando de grandes atrofias glúteas ou depressões importantes (sequelas de infecções, injeções na infância), pode ser necessária a repetição da lipoenxertia na tentativa de alcançarmos um bom resultado.

 

É sempre importante ter em mente que em qualquer cirurgia plástica os resultados devem ser realistas e compatíveis com o corpo de cada paciente. Durante a sua consulta será discutida a sua indicação e a possibilidade do resultado a ser alcançado.

 

Cuidados após o aumento glúteo com gordura

Em geral os cuidados são os mesmos de uma lipoaspiração, exceto que não está indicada a drenagem linfática na região glútea, para não aumentar a possibilidade de reabsorção da gordura.

 

A posição sentada é permitida desde o pós–operatório inicial e não interfere no resultado.

Devem ser evitadas atividades físicas que movimentem muito a região glútea, pelo menos por cerca de 30 dias, para melhor adaptação do enxerto de gordura.

 

Quando não esta indicada o aumento do bumbum com o uso de gordura?

É preciso que a paciente tenha uma boa quantidade de gordura a ser retirada através de uma lipoaspiração e seja candidata a este procedimento. Se avaliarmos que não há indicação da lipoaspiração ou caso não seja esta a sua vontade poderá ser optado pela colocação de uma prótese de glúteo, para promo

CRM Nº 9100
Felow Instituto Ivo Pitanguy de Cirurgia Plástica
Felow em Rinoplastia Hote D’eu em Paris
(85) 3486-6272
Av. Dom Luis, 1233 - Sala 606 (Clinica Isaac Furtado) - Fortaleza/Ceára
Facebook : Facebook Dr Dalvo Neto
Instagram: @dr.dalvoneto_cirplastica
Comentários
Assista ao vídeo