Cultura - Decoração

DECORAÇÃO MESAS NATALINAS

25 de Outubro de 2017

A talentosa designer Solange Campos elaborou a decoração de uma mesa de Natal, em importante evento na Capital, com uma leitura rústica fundamentada em referências regionais.

Foto: Acervo Pessoal

Com inspiração em um casal paulistano, recebendo um casal de amigos nova iorquinos para a ceia, a disposição de 4 (quatro lugares) aconteceu com um “mix” de taças entre o cobre e o vinho, em perfeita consonância com a louça, toalhas e guardanapos.

O arranjo de sementes, do acervo pessoal da designer, foi o perfeito coadjuvante para o lindo centro de mesa em capim dourado.

O capim dourado é uma espécie de sempre-viva que ocorre na região do Jalapão, localizado no estado do Tocantins, uma palha da qual se faz artesanatos.

O artesanato de capim dourado chegou ao Jalapão em meados de 1920 pelas mãos de índios Xerente. A arte foi aprendida por moradores da comunidade quilombola da Mumbuca e, desde então, é passada de geração em geração nas comunidades jalapoeiras.

Os pequenos maços de hastes do capim dourado eram costurados com uma fibra fina e resistente obtida de folhas novas da palmeira buriti. Essas duas espécies ocorrem naturalmente no Cerrado do Brasil Central e são muito abundantes no Jalapão.

Crédito: André Lima/ Agência Pack

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Capim Dourado só pode ser colhido entre 20 de setembro e 20 de novembro para que não entre em extinção. Existem regulamentações no estado do Tocantins que proíbem a saída do material "in natura" da região, somente em peças já produzidas pela comunidade local, visando assim a sustentabilidade ambiental, social e econômica do local.

Essa peça, lindamente tecida, trouxe à mesa a riqueza cultural e artística de nosso País.

Crédito: André Lima/ Agência Pack

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um arranjo conjugando frutas e elementos típicos da decoração de Natal trouxe frescor à recepção.

O requinte dos talheres com cabos cobre, os castiçais e taças trouxeram equilíbrio e sofisticação à mesa natalina.

Certamente o casal americano teria ficado encantado com esta recepção.

By Valéria Calente

Comentários
Assista ao vídeo