Cultura - Teatro

Uma Pilha de Pratos na Cozinha

24 de Outubro de 2017

Peça que marcou a estreia do ator Alexandre Borges como diretor teatral estreia em São Paulo dia 9 de novembro no Espaço Cênico Oswald de Andrade, no Bom Retiro. “Uma pilha de pratos na cozinha”, escrita em 2007 por Mário Bortolotto, narra o drama em que quatro amigos reunidos em um apartamento falam sobre a vida e morte ao som de muito rock’n roll, drogas e bebidas. A peça fica em cartaz de quinta a sexta, 20h e aos sábados, 18h, com entrada franca, até dia 18 de novembro.

Rodrigo Rosado e Silvana D’Lacoc em cena de “Uma Pilha de Pratos na Cozinha” 
Foto: Julio Ricardo

Montagem que estreou no Rio de Janeiro em 2014, circulou pelo interior de São Paulo, fez uma única apresentação na capital paulista, participou do Festival de teatro de Tiradentes, Minas Gerais, foi uma oportunidade para comemorar os 30 anos do grupo Cemitério de Automóveis criado por Bortolotto.

Considerado um dos melhores textos de Bortolotto, Uma pilha de pratos na cozinha é um drama em que Júlio (Rodrigo Rosado), um jovem avesso às relações com outros seres humanos está enclausurado em seu apartamento, enquanto sua pilha de pratos cresce na pia. Chegam três presenças em série que mexem com essa monotonia: Daniel (Akin Garragar), um amigo sanguessuga fracassado; Breno (Fioravante Almeida), o síndico do prédio e Cristina (Silvana D’lacoc), ex-namorada de Júlio e doente terminal. A peça é marcada por tiradas ácidas, sarcásticas, inteligentes e entremeadas com a inação das personagens que sabem bem analisar suas próprias vidas, mas não conseguem se mover. “Uma Pilha de Pratos na Cozinha” é uma peça que naturalmente faz com que o espectador saia do teatro pensando sobre a vida. Como é a sua vida? O que você faz dela, ou não faz? Enfim, não existe certo nem errado. É tudo um grande ensaio.

A estreia de Alexandre Borges como diretor teatral aconteceu pela admiração que ele tem pelo autor, um de seus contemporâneos. A dupla já havia trabalhado nos cinemas e agora renova a parceria nos palcos.

– Essa estreia como diretor veio por acaso. O Mário liberou um de seus textos para uma montagem carioca. A conversa inicial aconteceu em 2013 e a produção achou que eu seria um cara legal para acompanhar a produção desde o começo e prestar uma homenagem aos 30 anos do Cemitério de Automóveis que aconteceu em 2014. Topei pelo entusiasmo! – celebra Borges.

SINOPSE SUGERIDA: Quatro amigos encaram uma longa jornada noite adentro num apartamento com uma pia lotada de louça suja, metáfora do texto de Mario Bortolotto sobre o submundo de São Paulo. Eles falam sobre a vida e morte ao som de muito rock’n roll, drogas e bebidas. É neste contexto que acontece o drama “Uma Pilha de Pratos na Cozinha”, texto de Mário Bortolotto que encerra a trilogia da Praça Roosevelt e marca a primeira direção teatral do ator Alexandre Borges.

LINK DE VIDEO: https://www.youtube.com/watch?v=bLRUFIudgZQ

SERVIÇO

Estreia: Dia 9 de novembro – 20h

Temporada: De 9 até 18 de novembro de 2017

Local: Espaço Cênico Oswald de Andrade

Endereço: Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro – Telefone: (11) 3222 4683

Horários: Quinta e sexta-feira, 20h, sábado, 18h
Duração: 40 min. 
Classificação: 14 anos.
Capacidade: 50 Lugares
Gênero: Drama
Preço: Gratuito 

FICHA TÉCNICA
Texto: Mário Bortolotto
Direção: Alexandre Borges
Elenco: Akin Garragar (Daniel), Fioravante Almeida (Breno), Rodrigo Rosado (Julio), Silvana D’lacoc (Cristina)

Iluminação: Aurélio di Simoni 
Cenografia e figurino: Daniele Geammal 
Programação Visual: Thiago Ristow
Assessoria de Imprensa: Minas de Ideias
Produção: Fábio Amaral 
Produção executiva: Candice Frederico

Idealização: Rodrigo Rosado e Silvana D’Lacoc

Comentários
Assista ao vídeo