Cultura - Teatro

GRUPO ESPARRAMA NA SEMANA DO DIA DAS CRIANÇAS ? ESPECIAL

9 de Outubro de 2017

Na semana do Dia das Crianças, o Grupo Esparrama realiza diversas ações gratuitas e muito legais em diversos espaços da Cidade! Apresentações do espetáculo 2POR4, que une palhaços e música erudita, lançamento de seu primeiro livro, exposição interativa sobre o olhar da criança para a cidade e muito mais!

 

Formado por Iarlei Rangel, Kleber Brianez, Ligia Campos, Luciana Gandelini e Rani Guerra, o Grupo Esparrama ganhou notoriedade com o seu Teatro na Janela, trazendo a discussão da relação entre arte e cidade também para o público infantil. Com apresentações no Minhocão, o Esparrama é um dos grandes responsáveis por dar cara nova a esta região do centro de São Paulo. Esparramando cores, arte e muito bom humor, o grupo cativou a população local e atraiu os olhares de pessoas de diversos lugares, que passaram a incrementar seus domingos de lazer, participando das atividades propostas pelo Esparrama. O famoso Teatro na Janela, que abre a super programação que o grupo preparou para o mês das crianças!

 

Para a semana do Dia das Crianças, o grupo preparou uma programação super especial recomendada para toda a família!

 

DIA 12 DE OUTUBRO - Grupo Esparrama apresenta o espetáculo 2POR4 na Fábrica de Cultura Sapopemba

 

Esta apresentação é uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de São Paulo - SESCOOP-SP com as Fábricas de Cultura

 

15h00 – Apresentação do espetáculo – 2POR4 – Duração: 45 minutos

Com: Grupo Esparrama e Quarteto 2POR4 - Um Quarteto de Cordas chega para realizar mais uma de suas apresentações e é surpreendido por dois palhaços maestros. Muito criativos, os desajeitados maestros, começam uma disputa para decidir quem será o grande regente do dia. Durante esta competição, os candidatos à regência demonstram suas “habilidades” musicais e acabam apresentando de forma divertida os instrumentos de um quarteto de cordas e as propriedades do som.

Local: Fábrica de Cultura Sapopemba - R. Augustin Luberti, 300 - Fazenda da Juta, São Paulo - SP, 03977-409 - (11) 2012-5803

Entrada Gratuita - Classificação Livre

 

DIA 12 DE OUTUBRO - Exposição "Navegar - Uma Expedição por Imaginários" 

 

Exposição Interativa construída durante vivências de escutas com crianças do CEU Heliópolis, Ocupação Hotel Lord Palace e EMEI Gabriel Prestes. Curadoria do Grupo Esparrama, Direção de Arte e Cenografia Jaime Pinheiro e Obras dos Artistas Daniel Viana (poesia), Sissy Eiko (fotografia) e Marina Faria (Ilustração). Esta ação faz parte da programação do Projeto Navegar e o resultado das vivências com as crianças, além de exposto, será utilizado para o processo de criação do terceiro espetáculo do Teatro na Janela, realizado em um apartamento em frente ao Minhocão (Viaduto João Goulart). 

 

"Navegar - Uma Expedição por Imaginários" é uma exposição criada no formato de um grande barco, metaforicamente utilizado pelo grupo para navegar por São Paulo e descobrir o que as crianças pensam sobre a cidade. Com muitas atividades lúdicas, fotografias, poesias, desenhos e obras construídas a partir dos sentimentos e da relação das crianças com o lugar onde vivem, a exposição é uma forma de convidar o público infantil e adulto para interagir, deixar sua própria marca no projeto e participar de uma nova forma de pesquisa do Grupo Esparrama. Entre as muitas atividades propostas, existem jogos de tabuleiros nos quais é preciso se movimentar pela cidade e enfrentar os desafios que aparecerão, um mapa afetivo em que cada um pode marcar os seus lugares preferidos da região, além da janela azul (criada por Jaime Pinheiro) que está exposta e que virou uma das grandes marcas das ações do Grupo Esparrama no Minhocão. 

Temporada CEU Heliópolis: de 02 a 21 de outubro de 2017 

Horário de visitação: De segunda a sexta-feira das 8h00 às 20h30 / Sábados e feriados das 9h30 às 17h00

Local: Biblioteca CEU Heliópolis Prof Arlete Persoli - Endereço: Estr. das Lágrimas, 2385 - São João Climaco, São Paulo - SP, 04244-000 - Telefone: (11) 2353-4308

 

DIA 14 DE OUTUBRO – Apresentação e Lançamento do Livro “2POR4 - Um Encontro Musical com Palhaços”

 

15h00 – Apresentação do espetáculo – 2POR4 – Duração: 45 minutos

Com: Grupo Esparrama e Quarteto 2POR4 - Um Quarteto de Cordas chega para realizar mais uma de suas apresentações e é surpreendido por dois palhaços maestros. Muito criativos, os desajeitados maestros, começam uma disputa para decidir quem será o grande regente do dia. Durante esta competição, os candidatos à regência demonstram suas “habilidades” musicais e acabam apresentando de forma divertida os instrumentos de um quarteto de cordas e as propriedades do som.

 

16h00 – Lançamento do Livro "2POR4 - Um Encontro Musical com Palhaços"

Primeiro livro do Grupo Esparrama feito em parceria com a maestrina Ester Freire. É um livro infantil com a dramaturgia do espetáculo 2POR4. É um livro que se utiliza de aspectos lúdicos para facilitar o aprendizado das crianças e a sua aproximação com os universos da música erudita e teatral. O livro será lançado pela Editora do Brasil, que atua há mais de 70 anos com a missão de mudar o Brasil por meio da educação. Como empresa 100% brasileira, foca a oferta de conteúdos didáticos, paradidáticos e literários direcionados ao público infanto-juvenil. Foi fundadora da CBL, SNEL, FNLIJ, IPL e da Abrelivros. As ilustrações são de Jana Glatt.

Local: Biblioteca Monteiro Lobato - R. Gal Jardim, 485 - Vila Buarque, São Paulo – SP - Telefone: (11) 3256-4122 - Classificação Livre - Entrada Gratuita

 

DIA 10 DE OUTUBRO - Mesa de Debates "Sujeitos (in) visíveis da Cidade - A Participação Social das Crianças”

Formação voltada para educadores

Horário : 14h às 17h00

Onde: Biblioteca CEU Heliópolis Prof Arlete Persoli

Roda de conversas especial com a participação do Cidade Escola Aprendiz, Kelli (gestora do CCA Georgina) e Grupo Esparrama. Mediação: Marília De Santis (Gestora do CEU Heliópolis) Com os temas Cidade Educadora, Escuta com Crianças e Participação Social da Criança, será realizado um encontro para troca de experiências. Através de relatos do Grupo Esparrama sobre as vivências com crianças de três territórios diferentes, os demais convidados farão seus apontamentos sobre as vivências também já realizadas e experiências bem sucedidas a respeito da relação e participação das crianças na cidade.

 

Se programe para levar as crianças e também se divertir com este que é um dos grupos mais criativos e importantes da cidade de São Paulo!

Comentários
Assista ao vídeo