Colunistas - Leonardo Reis

7 Prazeres do Central Park

2 de Outubro de 2017

NOVA YORK - O Central Park é um dos locais mais visitados de Manhattan, Nova York, com média de 40 milhões de visitantes por ano, segundo o site oficial do Parque. O Parque se estende pela rua 59 até a rua 110, entre a Quinta e Oitava avenidas.

Central Park em Nova York
Crédito: Naphtalina/iStock

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O parque tem 840 hectares e foi projetado por Frederick Law Olmsted e Calvert Vaux, é formado por esculturas, monumentos, campos, pontes, arcos, lagos e fontes que contam as histórias dos exploradores, artistas e heróis do país. O Parque também abriga quadras de tênis, piscina, carrossel, castelo, zoológico e vários playgrounds. Existem trilhas e recantos escondidos, museus e bares, dentro e ao redor do parque, onde se pode encontrar uma Manhattan mais tranquila e atemporal.

 Passeio de bicicleta no Central Park 
Crédito: Columbus Citizens Foundation

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prazer 1 - Bike Ride - Andar de bicicleta é uma das coisas mais prazerosas de se fazer no Parque. Existem outros locais onde se pode alugar bicicletas com valores diferenciados, mas nesse, como exemplo, os valores de aluguel são os seguintes: 1 hora por U$ 15; 2 horas por U$ 20; 3 horas por U$ 25 e o dia inteiro por  U$ 40. O serviço inclui: bicicleta, capacete, cesto, cadeado e mapa. Caso precise de um assento ou reboque para bebê, paga-se o valor extra de U$ 15.

As bicicletas ficam no 208 W. 80th Street, Nova York, NY 10024. A loja de bicicletas está aberta das 8h às 20h (de abril a agosto) e das 9h às 18h (de setembro a março). As bicicletas devem ser devolvidas dentro do número de horas reservadas e antes do horário de fechamento. O aluguel começa a valer a partir do momento em que você retira.

Zoológico do Central Park
Foto: NYC Arts

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prazer 2 - Central Park Zoo - O zoológico do Central Park exibe animais de zonas tropicais e polares ao redor do mundo. Uma das atrações principais é a piscina de leões marinhos no pátio central. Durante o horário de alimentação (11h30, 13h30 e 15h30), os leões marinhos brincam.

A mais nova atração é o Tisch Children's Zoo. Nesse local, as crianças podem se aproximar de cabras, ovelhas, vacas e porcos. Pequenas esculturas de bronze ficam ao lado do espaço destinado a cada um dos animais. Quando uma criança toca uma escultura, ela emite o choro ou o grito correspondente. Também na área estão modelos de conchas de tartaruga gigantes, cabeças de peixes e orelhas de coelhos que demonstram mecanismos de visão, som e estrutura corporal. O Zoológico fica entre as ruas 63 e 66, no lado leste.

Wollman Rink famoso local de patinação no gelo no Central Park
Foto: centralparknyc.org

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prazer 3 - Ice Skating - A patinação no gelo também é uma das atrações principais do Parque, claro que no inverno. São 3 os locais para a atividade.

O Conservatory Water (Conservatório de Água), fica entre as ruas 72 e 75 no lado leste, está aberto para patinação gratuita, quando as condições o permitem e o gelo é consistentemente com pelo menos seis centímetros de espessura. Os visitantes devem trazer seus próprios patins.

O Wollman Rink fica localizado entre as ruas 62 e 63, no lado leste, e está aberto para patinar de novembro a março. Os aluguéis de patins e armários estão disponíveis.

O Lasker Rink fica no extremo norte do Parque, entre as ruas 106 e 108,  e está aberto para patinação de novembro a março. Os aluguéis de patins e armários estão disponíveis.

Rumsey Playfield local onde a música, dança e filmes acontecem de graça no Central Park 
Foto: Mule Army

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prazer 4 - Rumsey Playfield - O Rumsey Playfield é o point para música, dança, filmes e o local do Summer Stage. Curtis Mayfield, Toni Morrison, Beastie Boys e Vampire Weekend são alguns dos artistas emergentes e de renome mundial que se apresentaram aqui. Muitos músicos brasileiros também já passaram por aqui: Caetano Veloso, Pitty, Marcelo D2, Elza Soares, Seu Jorge, dentre outros. Fica localizado na rua 71, no lado leste. Quem sabe acontece um show enquanto estiver aqui?

Memorial Strawberry Fields em homenagem ao John Lennon
Foto: Leo Reis

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prazer 5 - Strawberry Fields - Strawberry Fields (Campos de Morango) é um memorial para o famoso cantor, compositor e ativista da paz, John Lennon. Durante sua carreira com os Beatles e em seu trabalho solo, a música de Lennon deu esperança e inspiração para a paz mundial, e sua memória e missão continuam em Strawberry Fields.

Essa seção tranquila do Central Park recebeu o nome de uma das músicas favoritas de Lennon, "Strawberry Fields Forever". Gravado em 1966, o título da música vem de um orfanato em Liverpool, Inglaterra, onde Lennon costumava brincar com as crianças.

O memorial foi criado por artesãos italianos e dado como um presente pela cidade de Nápoles. Com base em um design greco-romano, ele contém a palavra de outra das canções de Lennon: Imagine. O apartamento onde John lennon foi assassinado fica muito próximo ao memorial, que fica entre as ruas 71 e 74, do lado oeste.

Boating 
Foto: centralparknyc.org

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prazer 6 - Boating - Andar de canoa é uma ótima maneira de passar uma tarde de verão no Parque. Esse passeio de canoa está disponível de abril a outubro, se o tempo permitir. Barcos a remo e gôndolas podem ser alugados no Loeb Boathouse, diariamente, das 10h da manhã até o anoitecer. Fica entre as ruas 74 e 75, no meio do Parque. Para obter detalhes visite www.thecentralparkboathouse.com

Leo Reis e seus alunos de inglês em visita ao Chafariz Terrace
Foto:Leo Reis

]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prazer 7 - Bethesda Terrace and Fountain - O Terraço e Chafariz Bethesda tem vista para o lago e as margens arborizadas. Ele também tem vista para a Fonte Bethesda e sua escultura, Angel of Waters, que foi desenhada por Emma Stebbins, em 1873. Tradicionalmente, o "Coração do Parque" Bethesda Terrace é um dos melhores lugares do Parque para descançar e curtir a paisagem e as pessoas. Fica próximo a rua 72, bem no meio do parque.

                        
Leo Reis no Central Park durante a neve
Foto: Leo Reis

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Central Park apresenta várias possibilidades de diversão e cultura. Uma boa dica é uma visita ao site centralpark.com e ao site oficial do Central Park, centralparknyc.org - de onde foram tiradas as informações para essa matéria. 

 

Sobre o autor

Leonardo Reis é formado em Letras no Brasil, Jornalismo em Nova York, com mestrado em Linguistica na Inglaterra. Reside em Nova York, onde trabalha como Professor Universitário e Jornalista Correspondente.

LeoReisNYC.com

Comentários
Assista ao vídeo