Colunistas - Zacarias Pagnanelli

Juiz de SP auxilia reintegrações de posse

2 de Outubro de 2017

O programa Cartão de Visita recebeu o juiz de direito Valdir Ricardo Lima Pompêo Marinho, presidente do Gaorp (Grupo de Apoio às Ordens Judiciais de Reintegração de Posse), de São Paulo.

Valdir Ricardo Lima Pompêo Marinho e Zacarias Pagnanelli
Crédito: Karina Lajusticia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Marinho explicou que o Gaorp é um órgão multidisciplinar com uma capacidade muito grande de fazer uma intercessão junto aos ocupantes, mitigando os efeitos gravosos e indesejáveis durante uma reintegração de posse.

Formado por 23 órgãos das três esferas do Executivo, Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Secretária da República, Ministérios das Cidades e diversas Secretarias Municipais e Estaduais, o objetivo do Gaorp é buscar o bem comum, diz Marinho.

O juiz e Zacarias com Danilo Gentili 
Crédito: Karina Lajusticia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

— O grupo é talvez uma das expressões mais democráticas e modernas do Estado. O contato com os líderes dos movimentos é muito respeitoso. É preciso que ouçamos todas as versões que representam diferentes pontos de vista para a mesma questão.

Após o cadastramento dos ocupantes para inclusão em programas sociais de habitação, eles são encaminhamos aos órgãos adequados para recebê-los.

Valdir com Fábio Porchat
Crédito: Karina Lajusticia
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nos casos que envolvem crianças na ocupação, o Conselho Tutelar, a Secretaria de Educação e correlatas são acionadas para a ação de reintegração, sob fiscalização do Gaorp.

O Ministério Público e a Defensoria Pública já se incumbem de assumir o protagonismo das ações que virão, entre as tantas questões que vão surgindo.

Cartão de Visita é transmitido pela Record News aos sábados, às 23h, com reprise aos domingos, às 8h. Não perca!

Comentários
Assista ao vídeo