Notícias -

Cadastramento biométrico e ações socioambientais do TRE-SP geram emprego e renda

27 de Setembro de 2017
Divulgação/TRE - SP

Além de ampliar a segurança na identificação do voto, o cadastramento biométrico, realizado em todo o Estado de São Paulo, gera empregos com a contratação de terceirizados. A separação de resíduos realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), por sua vez, contribui para o sustento de dezenas de pessoas que trabalham com reciclagem. A responsabilidade social é um dos valores institucionais do TRE-SP.

A biometria obrigatória acontece em 85 municípios  do Estado. Para auxiliar os cartórios eleitorais a cadastrar a digital dos eleitores, o TRE-SP instalou, até agora, oito postos de atendimento. Foram recrutados 253 colaboradores terceirizados para trabalhar nas unidades. Andressa, funcionária do posto Anhangabaú, estava há um ano desempregada e conta que soube da vaga por amigos em redes sociais. "A iniciativa de contratar terceirizados dá oportunidade de emprego e incentiva o contato social junto ao eleitor", comenta. No local há outros 59 trabalhadores capacitados para atender até 867 eleitores por dia, por meio de 29 kits de coleta biométrica.

Além da geração formal desses postos de trabalho, a separação de resíduos sólidos recicláveis contribui para a renda de 75 pessoas que integram a Cooperativa de Catadores Autônomos de Materiais Recicláveis (Coopere).Os servidores da Justiça Eleitoral paulista recebem orientações de comissão interna - o Núcleo Socioambiental - que organiza palestras e campanhas instruindo sobre o descarte adequado dos insumos que são destinados à cooperativa. Esse trabalho rende, em média, pouco mais de um salário mínimo para cada cooperado. Antônia Miranda, que se dedica há mais de dez anos à reciclagem, é uma das pessoas beneficiadas. "Foi essa atividade que me permitiu criar meu filho, hoje com 21 anos", diz Miranda.

Ambas ações estão alinhadas ao planejamento estratégico do TRE-SP, que estabelece a responsabilidade social como um valor institucional juntamente com aética, transparência, comprometimento, acessibilidade e modernidade.

Siga nosso twitter oficial @trespjusbr

Curta nossa página oficial no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

Comentários
Assista ao vídeo