Colunistas - Leonardo Reis

Anti-Diplomacia na ONU

26 de Setembro de 2017

NOVA YORK - Terminou a 72ª sessão da Assembleia Geral da ONU (UNGA), que começou no dia 12 de Setembro. A ONU divulgou os temas discutidos, sendo Educação, Convenções Ambientais e Desenvolvimento Social, Comércio, Desenvolvimento Humano, Globalização, Tecnologia e Inovação, e Água e Saneamento. 

Assembléia Geral ONU (Foto: Eduardo Munoz/Reuters)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Porém, o que marcou foi a primeira aparição do presidente Donald Trump na assembleia da ONU. Além disso, chamou à atenção a falta de dois líderes de grandes nações: o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e Enrique Peña, presidente do México. Tudo indica que as ausências estão relacionadas ao fato de que, no mês passado, o presidente Donald Trump assinou novas sanções contra a Rússia, além da insistência de Trump para que o México pague pelo muro que pretende erguer entre os dois países. As relações dos EUA com ambos os países estão tensas.

Donald Trump durante pronunciamento nas ONU (Foto: Richard Drew)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Trump também ameaçou a Coréia do Norte e zombou de seu líder com as seguintes palavras:

"Os EUA destruirão totalmente a Coréia do Norte se forçados a se defender".

Ele disse que enquanto os EUA têm "grande força e paciência", as opções da Coreia podem logo se esgotar. 

Trump também sugeriu que Kim Jong Un não poderia sobreviver a um ataque americano e ainda chamou o líder Coreano de "Rocket Man" (Homem Foguete) e disse ainda que "ele está em uma missão suicída". 

Ministro Coreano Ri Yong Ho (Foto: Divulgação/Voa News)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No sábado, dia 23 de Setembro, foi a vez do ministro das Relações Exteriores da Coréia do Norte, Ri Yong Ho, fazer seu pronunciamento perante as Nações Unidas. Ele respondeu com raiva às declarações do presidente dos EUA, Donald Trump, que se referiu a Kim Jong Un como "Rocket Man".

Na noite se sábado, Trump respondeu por meio do Twitter, às declarações feitas por Ri Yong Ho. Confira.

Fonte: Twitter 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"Acabei de ouvir o ministro das Relações Exteriores da Coréia do Norte falar na ONU. Se ele ecoou pensamentos do Pequeno Homem Foguete, eles não estarão por perto por muito tempo!"

Será que teremos mais uma guerra? 

 

Sobre o autor

Leonardo Reis é formado em Letras no Brasil, Jornalismo em Nova York, com Mestrado em Linguistica na Inglaterra. Reside em Nova York, onde trabalha como Professor Universitário e Jornalista Correspondente.

LeoReisNYC.com

 

 

Comentários
Assista ao vídeo