Cultura - Viagem

Monte Verde-MG: o lugar mais romântico do Brasil

25 de Setembro de 2017

O paraíso dos casais tem nome e sobrenome: Monte Verde

Por Godi Júnior

Quer passar dias inesquecíveis num dos lugares mais encantadores e charmosos do Brasil? Então precisa conhecer Monte Verde-MG. Localizado nas montanhas da Serra da Mantiqueira, a 1.628 metros de altitude, o lugar é exato para quem busca romantismo, tranqulidade e quer viver um amor, literalmente, nas nuvens. Conhecido como a Suíça Mineira, Monte Verde é distrito de Camanducaia e está localizado a 484 km da capital, Belo Horizonte, a 164 km de São Paulo e a 459 km do Rio de Janeiro.

Com excelentes pousadas, passeios de aventuras e uma das melhores gastronomia do País, tem como características uma natureza exuberante e um clima frio durante o ano todo. Portanto, não perca tempo e venha aquecer a sua paixão neste paraíso ecológico, de nome e sobrenome: Monte Verde.

Portal de entrada de Monte Verde-MG

Lugar perfeito para ficar hospedado

Além de unir todo esse clima romântico e estar em contato com a natureza, o melhor lugar em Monte Verde para se hospedar é a Amanita Estalagem. Muito mais do que uma pousada, a Amanita é a oportunidade de estar no paraíso e ter a chance de conviver por alguns dias com pessoas especiais (dona Hilda e senhor Justino), que construíram esse encanto depois de passarem por 35 países e trouxeram um pouquinho de cada lugar que viajaram para um só espaço.  É sentir-se em casa, num ambiente agradável e muito bem cuidado. Desde a roupa de cama intocável, o café-da-manhã preparado com muito carinho e as prosas mineiras de um casal encantador que construiu tudo isso para receber amigos e não simplesmente hóspedes.

Amanita Estalagem

"Andamos por várias regiões do Brasil a procura de um local para realizar nosso sonho. Por fim escolhemos Monte Verde, pois o clima é de montanha e está próximo do maior pólo emissor de turismo do País. Naquela época já conhecíamos Monte Verde a mais de 15 anos, acompanhando a evolução da vila e a seriedade com que as questões ecológicas eram aqui tratadas. Demoramos aproximadamente seis meses na elaboração do projeto e dois anos e meio na construção. Queríamos oferecer, aos nossos futuros hóspedes, muito conforto com chalés amplos, aconchegantes e decorados. Neste três anos de preparação, minha esposa e eu estivemos sempre preocupados com a harmonização da Estalagem com a natureza que a cerca. Novinha mesmo", explica Justino.

Amanita Estalagem

Gastronomia

A gastronomia mineira é certamente uma das melhores do País, agora imagina unir essa delícia com restaurantes sofisticados e charmosos. Em Monte Verde o turista tem a oportunidade de se sentir na Suíça não só pelo clima, mas pelos deliciosos Chocolates Montanhês, que oferece uma quantidade enorme de chocolates artesanais com qualidade superior como bombons e ramas, além de um lugar todo especial para aquele café expresso e sobremesas finas como o imperdível Brownie Montanhês com sorvete com calda de framboesas, irresistível.

Chocolates Montanhês

Porém, neste paraíso você pode se sentir não só na Suíça, mas na Alemanha, e poder saborear da melhor cervejaria e culinária alemã no Fritz Cervejaria Artesanal. Sugestão: entrada Brezel (exclusivo pão tradicional alemão diretamente de Munique); Pastel de Eisbein com Catupiry e Schlachtplatte (Eisbein, kassler, 5 salsichões alemães, chucrute e batatas bolinha). Depois dar uma passada pela Itália e ter a oportunidade de comer um verdadeiro Consiglio del Cuoco (Polpettone con Linguine alla Crema con funghi Freschi - molho branco com cogumelo shitake) na cantina Portale di Napoli Cuccina Speciale.

Cervejaria Fritz

 

Cantina Portale di Napoli Cuccina Speciale.

Para finalizar esse verdadeiro roteiro gastronômico, que tal uma Truta Assada na Manteiga com Amêndoas no Restaurante Március. Hummm... ficou com água na boca? Então se prepare para o Nhoque Recheado com queijo ao Molho Branco. E para não esquecer o clima todo especial do lugar, nada melhor do que encerrar a noite comendo um delicioso fondue. Neste caso  o melhor é o Restaurante Mont Vert - "A Casa do Fondue". Por lá você poderá se deliciar com o rodízio de Fondue Premium (filé mignon, truta, frango e queijo); Fondue Sobremesa Doce de Leite; Chocolate Belga e Leite Ninho com Gianduia, todos acompanhados com as frutas da estação e algumas guloseimas.

Restaurante Március

Aproveitando essa rica gastronomia, o distrito irá promover o 8º Festival Gastronômico de Monte Verde - Sabores e Saberes da Serra. De acordo com a Secretária de Turismo de Camanducaia, Liliane Alves, o evento será realizado de 18 a 29 de outubro. "O evento envolve mais de 50 restaurantes, bares, chocolaterias e produtores locais, além de oferecer uma programação rica de atividades formativas, com um grande intercâmbio entre toda a nossa região. Teremos também palestras e atividades culturais e sociais para toda a nossa comunidade e turistas", destaca a secretária.

 Restaurante Mont Vert - A Casa do Fondue

Aventuras

Depois de ficar hospedado num paraíso (Amanita Estalagem) e comer nos melhores restaurantes, chegou a vez de se aventurar pelas trilhas que levam ao alto das montanhas. Não deixe de conhecer o Chapéu do Bispo, Pico da Pedra Partida, Pico da Pedra Redonda, Platô e Pico do Selado, esse conhecido por ser  um dos mais altos do Brasil (com 2.082 metros). Outra dica é o passeio de Jeep e Quadriciclo com a equipe do Cláudio Passeios. Você terá a grande oportunidade de ver as belezas das montanhas a luz do dia, curtir o lindo por do sol e por fim se aventurar num passeio noturno nessas máquinas poderosas que lhe darão a oportunidade de sentir se livre e em contato com a natureza. Na região, também existem muitas cachoeiras, passeios a cavalo, pista de patinação no gelo, ou seja, aventuras não irão faltar. E caso ocorra algum imprevisto, Monte Verde ainda conta com um Pronto Socorro de excelente qualidade para receber o turista para as eventuais emergências. Até na saúde o lugar parece que está na Suíça, pelo atendimento e rapidez. Boa Viagem!

 
Comentários
Assista ao vídeo