Sexta-Feira | 15 de Setembro de 2017 | 11h7

Triumph lança no Brasil a nova geração do modelo Street Triple em duas versões

 

Leia a avaliação do nosso colunista: http://cartaodevisita.r7.com/conteudo/20026/avaliacao-triumph-street-triple-765-rs-puro-xtase 

A Triumph está lançando no mercado brasileiro, nesta semana, a nova geração do modelo roadster Street Triple, completamente remodelado, em duas versões: S (R$ 38.990,00) e RS (R$ 48.990,00), ambas equipadas com o novo motor três cilindros de 765 cc – o mesmo propulsor que vai equipar, a partir de 2019, as motos que disputarão o Campeonato FIM Moto2TM, uma das classes que integra o Campeonato Mundial de Motovelocidade, a mais importante competição de motocicletas do planeta.

A revolucionária Triumph Street Triple foi lançada, inicialmente, em 2007, apresentando diversas características marcantes para a época, como sua originalidade, leveza, rapidez, elegância e o seu estilo divertido de ser pilotada. Com seu emocionante motor três cilindros, visual agressivo e controle intuitivo, ela redefiniu o disputado mercado de motocicletas roadsters e se tornou um sucesso mundial de vendas.

A nova geração do modelo, que chega agora aos Concessionários do Brasil, apresenta o mesmo DNA inovador de 10 anos atrás. Com ela, a Triumph “rasgou o livro de regras” novamente, desenvolvendo uma motocicleta urbana com o desempenho mais explosivo, empolgante, ágil e intuitivo que a marca jamais criou. Além da motorização feita para as pistas de competição, a nova Street Triple vem equipada com muita tecnologia de última geração, incluindo, por exemplo, o mais elevado padrão de suspensões, freios e pneus de todos os tempos neste segmento e um novo visual ainda mais agressivo.

A Street Triple S, versão de entrada para a família no mercado nacional, foi especialmente desenvolvida para fornecer uma pilotagem diária empolgante, ágil e viciante. O modelo destaca-se pelo seu novo visual, o 

mais alto nível de acabamento já visto neste segmento, o peso menor que a Street Triple anterior, seus freios, pneus e suspensões com especificações mais altas e o novíssimo braço oscilante de abertura superior na suspensão. Já a Street Triple RS é a versão mais explosiva da linha e a mais carregada de adrenalina até hoje – uma moto criada para ficar à vontade nas ruas, estradas e pistas.

MELHOR DESEMPENHO

Desenvolvido a partir do celebrado motor Daytona feito para competições, o novo motor de 765 cc da Street Triple oferece um grande aumento de potência e torque com mais de 80 novos componentes em seu interior - incluindo novo virabrequim, pistões e cilindros galvanizados em Nikasil, e ainda maior diâmetro e curso. O resultado é um avanço significativo no desempenho, especialmente nas faixas baixas e médias de rotações.

Cada nova versão da Street Triple (S e RS) sai de fábrica com seus próprios ajustes personalizados no motor e também no módulo da injeção eletrônica. Desta forma, cada versão apresenta o caráter, a potência e o desempenho mais adequados para o estilo de pilotagem e o perfil de piloto de cada moto.

A versão “S”, por exemplo, oferece 113 cv de potência (a 11.250 rpm), o que representa um aumento de até 33% em relação ao pico de potência da geração anterior lançada no Brasil (85 cv, a 11.260 rpm). Além disso, agora seu torque chega a 73 Nm (a 9.100 rpm), um crescimento de 22% em comparação com o pico de torque do modelo anterior (59,9 Nm, a 8.304 rpm). Já a versão “RS” proporciona o mais alto nível de desempenho já obtido por uma Street Triple até hoje, com um aumento de potência de até 44% sobre o modelo anterior, oferecendo 123 cv (a 11.700 rpm), e um crescimento de pico de torque de 28%, atingindo  77 Nm (a 10.800 rpm).

Ambos os modelos contam com o recurso eletrônico Modos de Pilotagem para ajudar o piloto a controlar melhor as maiores potência e torque em cada condição de pilotagem. Uma trilha sonora mais encorpada, vinda de um escapamento mais leve, com fluxo livre e uma caixa de ar revisada, oferece um som de indução inconfundível e mais distinto.

A aceleração mais forte do que nunca e as trocas de marchas mais precisas são permitidas com uma combinação de geometria revisada da transmissão, que também conta com a 1ª e a 2ª marchas mais curtas. A 1ª marcha ficou 12% mais curta que no modelo anterior, enquanto a 2ª agora está 5% mais curta.

 Além disso, no modelo RS, uma nova configuração de embreagem slip-assist (deslizante e assistida) fornece ação mais leve da embreagem com menor esforço e ainda traz um sistema de segurança que evita o travamento das rodas durante a redução das marchas e frenagens.

Foto: divulgação Triumph

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TECNOLOGIAS COM FOCO NO PILOTO

A nova linha Street Triple representa uma grande evolução nas tecnologias de ponta com foco no piloto para o máximo de controle e segurança.

Sistema de aceleração ride-by-wire. Oferece uma aceleração mais precisa e respostas de aceleração mais exatas. Permite o uso de diferentes mapas de aceleração, que, em conjunto com as configurações de controle de ABS e tração, resultam em até cinco modos de pilotagem (na RS).

Modos de pilotagem. Em conjunto com o sistema ride-by-wire, os dois modelos apresentam novos modos de pilotagem, que ajustam as configurações de resposta de aceleração, ABS e controle de tração. Na Street Triple S são dois modos de pilotagem: “estrada” e “chuva”. Na RS, são cinco modos de pilotagem: “estrada”, “chuva”, “esportivo”, “pista” e “programável pelo piloto”.

Painel de instrumentos em TFT ajustável totalmente colorido. A Street Triple RS apresenta um novíssimo painel de instrumentos de 5 polegadas, em TFT totalmente colorido, com ângulo ajustável para os pilotos acessarem o novo computador de bordo. Há três estilos diferentes de exibição de tela à sua escolha, pré-definidos para os modos de pilotagem e facilmente alteráveis durante o uso. Para garantir que a tela esteja legível em todas as condições de clima e iluminação, cada um dos três estilos pode ser selecionado com contraste “alto” ou “automático”. A moto ainda vem com um conjunto adicional de mais três estilos de exibição da tela, que inclui um exclusivo cronômetro de voltas. A Street Triple RS ainda é equipada com recursos adicionais, incluindo consumo de combustível médio e instantâneo, autonomia, seleção de modos de pilotagem, informações de serviço, temperatura do motor e cronômetro de voltas, entre outras informações.

Novo painel de instrumentos em LCD. Na Street Triple S há um conjunto de instrumentos em LCD totalmente revisado, similar ao disponível no modelo Speed Triple. Isso permite ao piloto selecionar os modos de pilotagem em movimento ou parado e acessar informações importantes do computador de bordo, como hodômetro, medidor de combustível, autonomia, distância percorrida, relógio e indicador de posição de marcha.

Novo interruptor com joystick de cinco direções no punho. Para navegar no painel da Street Triple RS há um novo interruptor com um joystick intuitivo de cinco direções, otimizado ergonomicamente para facilitar o seu uso. A Street Triple S possui botões no painel, revisados e seguindo a última geração de Speed Triple.

Freios ABS. Comutável na Street Triple RS pelo modo de pilotagem “programável pelo piloto”, que pode ser ajustado de acordo com as configurações de estrada ou pista, ou ser completamente desligado, se desejado pelo piloto.

Controle de tração comutável. Na Street Triple S, as configurações de controle de tração podem ser gerenciadas pelo menu de instrumentos, selecionando os modos de pilotagem de “estrada” ou “chuva”. Na RS, o controle de tração é gerenciado pelo modo de pilotagem “programável pelo piloto”, selecionando a configuração de controle de tração desejada, entre “estrada”, “chuva”, “pista”, “esportiva” ou “desligada”.

Quickshifter. A Street Triple RS é equipada com um quickshifter, que permite aumentos de marcha sem o uso de embreagem, o que é até 2,5 vezes mais rápido do que o tempo exercido por um piloto competente com a embreagem. Esta tecnologia pode ser adicionada como um acessório opcional na Street Triple S.

Farol DRL (Faróis de condução diurna). Toda a linha Street Triple apresenta agora novos faróis projetados para uma postura de pilotagem mais agressiva. A Street Triple RS vem equipada com novos e distintos Faróis de Condução Diurna (DRL), em LED. Eles oferecem um novo perfil de iluminação que torna a moto mais fácil de ser vista na estrada, com menor consumo de energia e com maior durabilidade. A tecnologia DRL é impressionante: é 28 vezes mais potente que a geração anterior. A Street Triple S tem novos faróis em LED, que são 4,6 vezes mais potentes que a geração anterior.

Indicador de posição de marcha. A Street Triple RS possui indicador de posição de marcha, acessível pelo painel de instrumentos.

MAIS LEVE, ÁGIL E COM MELHOR PILOTAGEM

Mais agressivos do que nunca, os novos modelos Street Triple são mais leves do que a geração anterior, mantendo sua posição como as motos mais leves da categoria. Essa redução de peso, combinada ao novo motor de maior potência, com 765 cc, fornece uma incrível relação 

entre peso e potência, essencial para o seu desempenho inovador, oferecendo uma pilotagem realmente explosiva e ágil.

O novíssimo braço oscilante com abertura superior, na suspensão, foi projetado especificamente para a nova linha Street Triple, resultando em maior rigidez torcional longitudinal combinada com uma redução de engenharia da rigidez lateral. Isso maximiza a estabilidade nas velocidades mais elevadas alcançadas pela nova Street Triple, para maior confiança do piloto, com posição de pivô otimizada do braço oscilante, oferecendo resistência mais natural à compressão da unidade de suspensão traseira sob aceleração intensa. Isso permite realizar curvas mais estreitas com mais segurança e proporciona um comportamento de chassi mais preciso, um benefício perceptível tanto em estradas quanto em pistas.

A Street Triple S vem com garfos dianteiros invertidos Showa de 41 mm, com funções separadas, com 110 mm de curso, e suspensão traseira com monochoque, com reservatório “piggyback” ajustável para pré-carga. Já a RS possui garfos frontais com 41 mm de pistão Showa com maior especificação, ajustáveis para retorno e compressão. A suspensão traseira é um monochoque com reservatório “piggyback” premium Öhlins STX40.

Nos freios, a Street Triple S é equipada com pinças deslizantes de dois pistões Nissin na dianteira e uma pinça deslizante de pistão único Brembo na traseira. A Street Triple RS possui pinças radiais monobloco Brembo M50 de quatro pistões na dianteira, fornecendo potência de parada líder na categoria, com alavanca de razão e duração ajustável e uma pinça deslizante de pistão individual Brembo na traseira.

A Street Triple S é equipada com pneus premium Pirelli Diablo Rosso Corsa, que oferecem manuseio preciso e apurado, bem como excelente estabilidade e aderência na estrada. Enquanto isso, a Street Triple RS vem com pneus topo de linha Pirelli Diablo Supercorsa SP, que oferecem desempenho esportivo avançado para uso em estrada e, ocasionalmente, em pista.

MAIS ATITUDE E ESTILO MAIS AGUÇADO 

A nova geração da Street Triple apresenta uma evolução significativa de estilo para oferecer mais atitude e uma postura mais aguçada e atlética, inspirada na atitude extremamente focada da última geração da
Speed Triple. Linhas mais contemporâneas e agressivas foram criadas com os novíssimos elementos de carroceria, visor, radiador, coberturas e novo coletor de ar integrado. Adicionalmente, o assento foi reprojetado e remodelado para oferecer um conjunto mais esportivo e apurado, sem sacrificar o conforto do piloto ou do garupa.

Com incrível atenção aos detalhes, há um maior nível de acabamento em toda a motocicleta, com muitos detalhes de alta qualidade, inclusive subquadros individuais identificados por cor para cada modelo, proteções de calcanhar para o piloto redesenhadas e pedaleiras do garupa forjadas. A Street Triple RS oferece um nível de acabamento ainda maior, com protetor inferior identificado por cor, cobertura do assento do carona identificada por cor, com assento do carona removível e protetor da corrente inferior.

As duas versões contam com mais de 60 acessórios disponíveis nas Concessionárias. A Street Triple S está disponível nas cores Diablo Red e Phantom Black (metálico), enquanto que a RS pode ser adquirida nas cores Matt Silver Ice e Phantom Black (metálico).

Fonte: Assessoria de IMprensa - Eduardo Sanches - G6 Comunicação

comentar

últimos comentarios

Seja o primeiro a comentar, complete o formulário ao lado e dê sua opinião.