Cultura - Viagem

LARANJEIRAS - VIVA NOSSA FÉ

12 de Setembro de 2017

 

Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Religiosidade da cidade é marcada pela arquitetura do Brasil Colonial e o sincretismo religioso. Suas muitas igrejas são monumentos históricos, tendo sido construídas por jesuítas e associações de irmandades de negros e mestiços.

Além dos terreiros mais antigos do estado e dos mais antigos do Brasil – Terreiro Filho de Obá, originado no período da escravidão, tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de Sergipe e a Casa de Nagô conhecida como Irmandade Santa Bárbara Virgem, referencial da cultura e religiosidade africanas, traduzidas em suas manifestações e rituais dentre os mais de 26 terreiros existentes no município.

Laranjeiras é Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil como os seus chãos de pedra, igrejas localizadas em cima de morros, a presença marcante dos negros e mestiços e de seus cultos afros, a manifestação de grupos folclóricos, residenciais com fachadas coloridas e ecléticas, dentre outras imagens que fazem o visitante voltar ao passado.

Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus

Construção do século XVII com características do estilo barroco que se evidenciam na sua fachada, altar-mor com estilo rococó, altares colaterais perpendicular à nave central, ao lado do Evangelho, está a Capela do Santíssimo. Sua fachada principal está enquadrada por duas torres com terminação em bulbo e revestimento em azulejo.

Igreja Bom Jesus dos Navegantes

Erguida no alto da Colina do Bom Jesus, é considerada a mais nova das construções religiosas de Laranjeiras, construída no início do século XX. Simples e de estilo barroco, a igreja a tem vista privilegiada para ver o pôr do sol na região.

Igreja Nossa Senhora da Conceição de Comandaroba

Construída no século XVIII pelos jesuítas em estilo barroco. No seu pórtico, de pedra calcária, e no arco cruzeiro estão gravados monogramas que confirmam suas origens e da sua padroeira, a Virgem da Conceição. A edificação é tombada pelo IPHAN, é um dos monumentos históricos de maior valor no Estado e uma das últimas construções dos padres da Companhia de Jesus em terras sergipanas.

Conjunto Arquitetônico do Retiro

É a primeira residência dos jesuítas em Laranjeiras e começou a ser construída às margens do rio São Pedro, no fim do século XVII e foi inaugurada 1701. Em anexo à antiga residência, está situada a Igreja de Santo Antonio e Nossa Senhora das Neves. O conjunto arquitetônico é tombada pelo IPHAN.

Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos

Construída na metade do século XIX por irmandades de negros e mestiços. Foi a sede da irmandade de São Benedito em seu interior possui salão com alta-mor e altares laterais e os seus elementos remetem a um hidridismo entre o rococó e a neoclássico, buscando algumas poucas referências barrocas. Até hoje é o local de tradicionais comemorações como Festa de Reis e de Rainha da Taieira, está última uma louvação dirigida a São Benedito e Rosário, protetores dos escravos.

Capela Nossa Senhora da Conceição Santa ‘Aninha

A Capela de Nossa Senhora da Conceição, popularmente conhecida como Igreja de Santa ‘Aninha, foi construída em meados do século XVIII, no antigo depósito de pólvora do Sítio Sant’Aninha e era uma das mais ricas capelas particulares do Nordeste, também conhecida como a Capela de Necrópole, em “Templo de Paz”. O seu altar-mor e possui elementos decorativos bem próximos aos da Igreja de São Benedito, porém há uma maior suntuosidade na talha e um uso do douramento, representando o status econômico do senhor de engenho que a construíu.

Igreja Senhor do Bonfim

Construída no século XIX, a igreja abriga nos fundos e cemitério da Irmandade do Bonfim. Seu altar de madeira foi destruído durante um incêndio, o altar-mor, os altares laterais e a pintura de teto da capala-mor que se encontram, hoje em dia, na igreja do Bonfim foram retirados da igreja do Engenho, intitulada Jesus Maria José. Do alto da colina, onde está localizada, se tem uma visão completa do Bale da Cotinguiba.

Igreja Nossa Senhora da Conceição dos Pardos

Construída no século XIX, pelos homens pardos, a igreja tornou-se centro de devoção à Nossa Senhora da Conceição; o Imperador Dom Pedro II, ao visita-la, faz donativos para conclusão das obras.

Igreja Presbiteriana

Foi Inaugurada em 19 de novembro de 1988 após uma série de incidentes entre católicos e protestantes que iniciaram em 1844 e agravaram-se quando o pastor norte-americano Alexander Latiner Blackford, após visitas a Laranjeiras, fundou em 1884 a primeira Igreja Evangélica em Sergipe.

Templos e Calendário Religioso de Laranjeiras/SE

Laranjeiras Possui 24 Templos Religiosos

  1. Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus
  2. Igreja de Santo Antônio do Engenho Retiro
  3. Igreja Nosso Senhor do Bonfim
  4. Igreja do Bom Jesus
  5. Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Camandaroba
  6. Igreja de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário
  7. Igreja da Conceição dos Pardos
  8. Igreja do Cambão
  9. Igreja da Gameleira
  10. Igreja da Ilha
  11. Igreja do Pinheiro
  12. Igreja de Santa’ Aninha
  13. Igreja dos Navegantes
  14. Capela do Hospital
  15. Capela do Cemitério
  16. Capela da rua da Cacimba
  17. Capela de Manilha
  18. Capela dos Pedrinhas
  19. Capela da Várzea
  20. Capela da Rua da Poeira
  21. Capela do Tramandaí
  22. Capela da Pedra Branca
  23. Capela da Jurema
  24. Igreja Presbiteriana;

Fonte: São Cristóvão Prefeitura – www.saocristovao.se.gov.br

Comentários
Assista ao vídeo