Segunda-Feira | 11 de Setembro de 2017 | 19h3

FDUSP presta homenagem ao antropólogo Darcy Ribeiro

Cartaz Darcy Ribeiro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O antropólogo e ministro da Educação entre 1962 e 1963 Darcy Ribeiro será homenageado nesta terça-feira (12/09) pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP) por seu trabalho em prol da educação brasileira. Nascido em outubro de 1922, o estudioso é reconhecido principalmente pelas mudanças realizadas no sistema de educação do país e o trabalho junto às comunidades indígenas. Lutou também contra a ditadura militar o que o levou a deixar o Brasil após o golpe.

As homenagens, sob coordenação do professor Alessandro Octaviani, terão início às 9h, com “Honrar Darcy – amar o Brasil”, e palestra de Jean Cloude Obry. Na sequência será a vez de Isa Grinspum Ferraz, Eduardo Suplicy e Rosa Freire de d’Aguiar falar sobre “Convivendo com Darcy”, sob coordenação de Ricardo Musse, da FFLCH.

“Darcy, o político da esperança”, das 11h às 12h, será tratado por Almino Afonso e Cristovam Buarque, coordenado por Marcelo Rubens Paiva. Já Sílvio Almeida irá coordenar “Darcy, o educador do Brasil”, com palestras de Lúcia Maurício, Luiz Felipe de Alencastro e Juca Kfouri.

Logo após o intervalo, a partir das 15h30, acontece “Darcy, o índio do Brasil”, com palestras da cacique Aritana Yawalapiti, de Dalmo Dallari e do cineasta Zelito Viana, coordenado por Mércio Gomes. Os trabalhos serão encerrados a partir das 19h, com “Darcy, o inventor do Brasil”. As palestras serão proferidas por João Pedro Stédile (MST) e Gilberto Bercovici (FDUSP), sob coordenação de Alessandro Octaviani. 

comentar

últimos comentarios

Seja o primeiro a comentar, complete o formulário ao lado e dê sua opinião.