Cultura - Teatro

A comédia HORTANCE - A VELHA, com Grace Gianoukas, estreia dia 9 de setembro

6 de Setembro de 2017
Crédito: Priscila Prade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Chega a São Paulo no próximo dia 9 de setembro (sábado), o espetáculo teatral Hortance, A Velha, com a atriz Grace Gianoukas. A comédia de autoria de Gabriel Chalita, com a colaboração de Michelle Ferreira, Fred Mayrink e, pela própria Grace Gianoukas, desembarca na capital paulista depois de reconhecida e aclamada passagem pelo Rio de Janeiro.  O espetáculo consolida a bem sucedida parceria entre Gianoukas e Mayrink, ocorrida na novela Haja Coração, da TV Globo, em 2016.

Hortance, A Velha

Hortance é uma mulher pioneira, uma mulher empoderada, com uma alma livre,  a frente do seu tempo e que acabou vencendo diversas barreiras. Entre elas, foi expulsa de casa por ser “moderna demais”, tornou-se dona de um cabaré que recebeu diversas personalidades, como Shakespeare, Nero, Getúlio Vargas, Stalin, Sartre, Simone de Beauvoir e Che Guevara. Agora, quase centenária, revisita um apanhado de histórias que viveu e pessoas que conheceu. Mas Hortance já está um pouco esquecida, devido à idade, e confunde as histórias, os tempos e as biografias de todos que passaram por sua vida. A partir de todas estas lembranças, a Velha preenche os dias e reconstrói de maneira cômica e emocionante sua própria vida, afirmando a dignidade de envelhecer tendo-a vivida por inteiro.

Dentro das paredes do cabaré, Hortance vive com um amontoado de recordações que acumulou ao longo da vida, além da companhia da irmã Aliquianni e de um gambá. Ao mesmo tempo em que se encontra imersa nesse universo particular, ela não está sozinha, em um dos momentos mais tocantes, Hortance vê no público sua companhia como clientes do cabaré para recriar essa jornada. Com o mundo inteiro dentro dela, Hortance é uma mulher de todos os tempos, de grandes amores e fortes laços de amizade.

Hortance, A Velha é uma obra não realista que, de forma leve, cativante e descontraída, convida o público para uma reflexão espontânea sobre o envelhecimento natural, o envelhecimento com dignidade. A comédia provoca risos, emoções, uma mistura de sentimentos - assim como a vida. O espetáculo é uma grande homenagem às mulheres e às pessoas em geral que, conseguiram, apesar de todas as dificuldades, seguirem seus objetivos de corpo e alma, provando como vale a pena viver.

Para Gianoukas, Hortance é uma oportunidade: “Tenho quase 34 anos de profissão e essa comédia veio como um abraço. Esse espetáculo amparado por todo mundo me dá a oportunidade de, como atriz, andar nessa estrada de sinuosas emoções.”

 

FICHA TÉCNICA

texto: Gabriel Chalita

colaboração dramatúrgica: Fred Mayrink, Grace Gianoukas e Michelle Ferreira

direção: Fred Mayrink

elenco: Grace Gianoukas

cenário: Juliana Carneiro

iluminação: Paulo Brakarz

figurino: Alessandra Barrios

trilha sonora: Iuri Sant’Anna

visagismo: Eliseu Cabral

direção de produção: Marlene Salgado

assessoria de imprensa: Marra Comunicação

co-patrocínio:

Estácio - Ensino Superior do Brasil

CNA - Inglês Definitivo

realização:

Fontes Paiva Realizações

Ministério da Cultura - Governo Federal

 

SERVIÇO - Hortance, A Velha:

Teatro Renaissance

endereço: Alameda Santos, 2233 - Jardim Paulista - São Paulo - SP, 01419-002

fone: (11) 4003.1212

curta Temporada: de 9 de setembro a 29 de outubro

dias e horários: sábados, às 21h30 e domingos, às 18h

gênero: comédia

duração: 60 minutos

classificação etária: acima de 14 anos

capacidade: 420

acessibilidade

ingressos: R$ 80,00

bilheteria: de terça a domingo, das 14h às 20h; pagamento em dinheiro e cartões

venda online: ingressorapido.com.br

Comentários
Assista ao vídeo