Viver - Beber e Comer

Camil lança Feijão Pronto para Temperar - Estratégia inovadora para as donas de casa

29 de Julho de 2013

Ao estudar o hábito de consumo do brasileiro, a Camil viu uma oportunidade de inovação: substituir o feijão que a dona de casa prepara para o consumo diário pelo Feijão Pronto para Temperar Camil. Tradicionalmente as donas de casa preparam uma maior quantidade de feijão sem tempero num único dia da semana, para fracioná-lo e congelá-lo, e posteriormente temperar e consumir o produto fracionado de acordo com a demanda familiar ao longo da semana. A proposta da Camil é disponibilizar o feijão já cozido e sem temperos, conservantes ou aditivos em embalagens da Tetra Pak de 490g. O produto tem um prazo de validade de 18 meses e, para abrir a embalagem, não é necessária a utilização de tesouras ou facas, pois, através de um sistema de picote, a dona de casa abre a mesma facilmente.


Utilizando as embalagens da Tetra Pak, a Camil utiliza como benchmark o que foi feito pela indústria do leite na década de 80. "Naquela época, 100% do leite no país era consumido em saquinhos plásticos, que tinham um prazo de validade menor e demandavam um cuidado maior por parte do brasileiro. A mudança de hábito foi radical e a utilização da embalagem da Tetra Pak foi significativa em função dos benefícios que ela proporcionou, como também pela estratégia de comunicação diferenciada na época", argumenta o diretor de Marketing da Camil, Jacques Maggi Quartiero.

Outro fator preponderante para o lançamento foi baseado na pesquisa realizada em algumas capitais brasileiras com centenas de donas de casa. "De cada cem entrevistadas, mais de 95 avaliaram positivamente a embalagem e demonstraram altíssima intenção de compra do produto" comemora o executivo da Camil. Além disso, o Feijão Pronto para Temperar Camil recebeu ainda uma ótima avaliação das entrevistadas nos quesitos sabor e caldo, considerados ótimos antes e depois da dona de casa temperar o mesmo.

Com o lançamento do Feijão Pronto para Temperar Camil, a empresa recruta novos consumidores, conforme já vem fazendo com outras linhas de produto, como a linhas Premium, voltado para alta gastronomia e Natural, para aqueles que buscam alimentação mais equilibrada "Os lançamentos reforçam a visão da Camil de avaliar os hábitos de consumo do brasileiro e desenvolver inovações que venham ao encontro das suas necessidades, sejam elas das donas de casa tradicionais, dos profissionais liberais ou de casais que buscam a praticidade em seu dia a dia, sem abrir mão de sabor e dos benefícios dos alimentos saudáveis", finaliza Q

Comentários
Assista ao vídeo