Cultura - Música

Daniela Mercury participa do Prudential Concerts - Acordes Brasileiros, dia 29/8

21 de Agosto de 2017

No dia 29 de agosto, terça-feira, às 21h o Theatro NET São Paulo será palco de um tributo inédito, que celebra a riqueza e a criatividade musical do país, o Prudential Concerts – Acordes Brasileiros. O concerto passou pelo Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba e Natal. Cada cidade conta com uma camerata formada por músicos locais e diferentes solistas. Daniela Mercury, um dos nomes mais importantes da MPB, é a convidada de São Paulo. A artista é conhecida pelo seu engajamento: embaixadora do Unicef desde 1995, ela é ativista pelos direitos das crianças mulheres e dos LGBTs. 

Carlos Prazeres regendo
Crédito: Rama Oliveira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Daniela empresta sua voz para o projeto que aposta na musicalidade e na inclusão social por meio da arte. A Orquestra Sinfônica de Heliópolis vai executar o repertório sob a batuta do maestro Carlos Prazeres. No repertório estão Prelúdio das Bachianas 4, de Heitor Villa-Lobos, Beatriz, de Edu Lobo, Fico Assim sem Você, de Claudinho e Buchecha, entre outros. Sucessos de Daniela Mercury como O Canto da Cidade e Swing da Cor fazem parte do set list.

“O show é completamente irreverente, com essa mistura de música popular com erudita mostra que toda nossa raiz brasileira é extremamente sofisticada, tanto ritmicamente, quanto melodicamente e harmonicamente. Basta ver o samba, o chorinho, a música popular brasileira. E eu sou dessa vertente: faço axé identificado com a bossa nova, com o tropicalismo, com o clube da esquina. Vou observando, bebendo dessas fontes desde criança e traduzindo da minha maneira”, explica a cantora.
Daniela Mercury
Crédito: Célia Santos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
À frente do Prudential Concerts está Carlos Prazeres, maestro carioca, curador artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) desde 2011. É também um dos principais convidados da Orquestra Petrobras Sinfônica (OPES) no Rio de Janeiro. Foi assistente de Isaac Karabtchevsky até 2012. O maestro acredita que música clássica é para todos, e aposta na criatividade de seus espetáculos para aproximá-la do público.
 
Prazeres aposta no projeto num repertório de música instrumental inovador e com diversidade estética (rítmica, melódica e harmônica). Aliado à participação da solista, o Prudential Concerts tem uma sonoridade contemporânea, fruto de cruzamentos e experimentações nos planos da composição e improvisação. Ritmos e harmonias encontrarão novas leituras, se adequando à linguagem de seu tempo e respeitando a herança musical brasileira.
 

Oficina para músicos locais

Prudential Concerts – Acordes Brasileiros oferece oficinas ministradas pelo maestro Carlos Prazeres a estudantes de música das cidades visitadas. Em São Paulo, o evento acontecerá no próprio dia 29 de agosto, no Theatro NET, das 10h às 13h. São 40 vagas disponíveis e as inscrições podem ser feitas até o dia 28 de agosto pelo e-mail oficina.prudentialconcerts@gmail.com.

As oficinas têm como objetivo desenvolver e aperfeiçoar a técnica do instrumento de preferência, além de promover a interação dos estudantes na realização musical coletiva e cultivo da consciência das implicações éticas e hierárquicas no que diz respeito à realização musical em grupo. Serão abordados temas como emissão sonora, estudo de excertos orquestrais, postura e comportamento do músico em orquestra sinfônica, entre outros. A fim de ampliar o acesso, haverá um intérprete de libras e a oficina também contará com audiodescrição.

Comentários
Assista ao vídeo