Viver - Saúde

Quando e quem deve procurar um urologista?

16 de Agosto de 2017

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com certa frequência, após a primeira menstruação a garota/mulher procura o ginecologista. É lá, no consultório médico, em que ela vai tirar suas dúvidas sobre sexualidade, alterações hormonais e outras tantas transformações pelas quais vai passar dali em diante. Mas, no caso dos garotos, qual seria o momento ideal para procurar um urologista? Tabu ainda entre os jovens, muitos homens procuram este profissional somente quando sentem algum sintoma estranho e as mulheres, em geral, acreditam que ele só é indicado para patologias masculinas. 


De acordo com o Dr Flavio Iizuka, urologista e sócio proprietário da Clínica Climedin " o urologista deve ser o médico dos garotos desde o nascimento, e recomendado para uma avaliação de rotina sempre, mesmo que não tenha sintomas específicos. Ainda na infância, os garotos podem ter fimose, testículo não descido, hérnias inguinais, hidrocele, varicocele e hidronefrose (rim dilatado). Já, quando adolescente ou adulto, deve frequentar o consultório para tirar dúvidas com relação a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis."


Uma coisa é fato, se os garotos devem procurar o urologista desde cedo, as mulheres devem recorrer também a este profissional, principalmente quando deparam-se com patologias do sistema urinário. Incontinência, cistites e outras mazelas colaboram para o aumento de 30 a 40% dos pacientes em consultórios, em determinadas épocas do ano. Mas, "muitos desconhecem que o urologista trata também de mulheres. Alguns problemas como pedras nos rins e cistites, de fato, mostram uma certa sazonalidade importante."

Com novos hábitos em relação à saúde, o acompanhamento clínico com urologista pode ser realizado em todas as faixas etárias, pois cada idade apresenta suas especificidades. Nos últimos anos, por exemplo, tem aumentado o número de cirurgias urológicas no país. 

Comentários
Assista ao vídeo