Notícias -

Mitos e verdades sobre os produtos de limpeza

27 de Julho de 2013

Água sanitária ou alvejante? Produto de limpeza causa alergia? O álcool está proibido? Todos, principalmente, as donas de casa têm inúmeras dúvidas sobre a utilização correta dos produtos de limpeza e os cuidados diários no manuseio de sabão em pó, detergente, água sanitária, alvejante, entre outros. A Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla), com o intuito de ajudar o consumidor e também desmistificar algumas crenças, elaborou no portal do Programa Movimento Limpeza Consciente (www.limpezaconsciente.org.br) um espaço para responder sobre as principais dúvidas.

“É essencial informar à população sobre o uso correto e, até mesmo, como descartar as embalagens desses produtos após sua utilização. O portal é um aliado não só das empresas, mas de toda a população. Reunimos as informações mais relevantes para auxiliar na promoção de um consumo consciente e que não agrida o meio ambiente”, declara Maria Eugênia Proença Saldanha, presidente-executiva da Abipla.

O movimento apresenta iniciativas, visando estimular o crescimento sustentável da indústria de produtos de limpeza, procurando despertar a conscientização sobre o tema e incentivando ações efetivas por parte das indústrias e, também, dos consumidores. Em 2012, o programa entrou em sua segunda fase, com a assinatura de um pacto setorial com o Ministério do Meio Ambiente, com destaque para quatro pilares: regularização de empresas no setor de saneantes; descarte de embalagens pós-consumo; uso correto de produtos de limpeza e compactação e concentração de produtos.

Veja, abaixo, alguns mitos e verdades:

1. Produtos de limpeza utilizados corretamente economizam água e energia?

Sim. O uso de produtos de limpeza de maneira correta, ou seja, conforme indicação do fabricante, na embalagem, permite a economia do uso de recursos naturais. Um estudo europeu demonstrou que usando corretamente detergente para lavar roupa na máquina, em sua carga máxima, é possível economizar 700 milhões de litros de água por dia.

2. Detergentes em pó poluem as águas?

Não. Estudos realizados por universidades brasileiras demonstram que a quantidade de fosfatos e tensoativos presentes nos detergentes estão em quantidade muito pequena, não provocando eutrofização ou gerando espumas. Os tensoativos aniônicos, ativos utilizados nos detergentes, são biodegradáveis por exigência legal. Já a quantidade de fosfato em detergente em pó é limitada por legislação ambiental específica.

3. As espumas de Pirapora são causadas por produtos de limpeza?

Não. As espumas são causadas por diversos fatores, somados, inclusive, pela queda da água que provoca agitação dos mananciais e também pela quantidade de proteínas presente nos rios. Se observar bem será possível perceber que a espuma dos rios assemelha-se a clara de ovo (proteína) batida em neve.

4. Álcool é proibido pela Anvisa?

A única graduação considerada segura pela Anvisa para o álcool de uso doméstico líquido é até 54° GL. Produtos com graduação superior a esta devem ser comercializados apenas em formulações em gel.

5. Limpa forno é perigoso?

Depende da formulação. Alguns produtos utilizados para limpar forno, não registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária, utilizam ingredientes proibidos que podem causar sérias lesões. Por isto, procure sempre marcas regularizadas pela Anvisa e leia o rótulo dos produtos, seguindo todas as recomendações dos fabricantes.

6. Produtos de limpeza causam alergias?

Todos os produtos certificados pela Anvisa passam por testes rigorosos para não causar problemas de saúde para os consumidores. É importante ressaltar que as alergias são causadas devido à sensibilidade específica de cada pessoa, alguns tipos, por exemplo, são desenvolvidas com o tempo, por conta da exposição a determinados agentes.

7. Produtos vendidos em caminhões e casas são tão bons quanto os produtos vendidos nos supermercados?

Não. Produtos comercializados em caminhões e casas são chamados de informais. Sua fabricação e comercialização são irregulares, sem a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e não seguem padrões de qualidade. Ou seja, não há garantia de sua eficácia. Além do mais, o uso pode prejudicar o meio ambiente e ainda causar problemas para o consumidor.

8. Alvejante pode ser usado para desinfetar frutas e legumes?

Não. Os alvejantes podem ser utilizados na desinfecção de ambientes e na lavagem de roupas. É proibida por lei sua indicação para desinfetar frutas e legumes. O mais indicado para frutas e legumes é lavar com água sanitária.

9. Produtos de limpeza podem ser misturados um com outro?

Não. Os produtos de limpeza são produzidos para serem utilizados individualmente, sem nenhuma associação. Por serem produtos químicos, misturá-los pode gerar um novo produto, que poderá ser altamente prejudicial ao ser humano.

10. Produtos com cloro, como água sanitária, mancham as roupas?

Dependerá das características da peça de roupa e da quantidade utilizada do produto. Para evitar manchas, verifique as informações nas etiquetas das roupas, em algumas peças, por exemplo, não é recomendada a utilização de água sanitária.

11. Água sanitária deixa a roupa branca amarelada?

A água sanitária pode ser utilizada no processo de branqueamento de roupas. Para que as peças não fiquem amareladas, o modo de uso indicado pelo fabricante e, que está contido no rótulo desses produtos, deve ser seguido. Não se esqueça de observar as informações da etiqueta das roupas.

 

 

Comentários
Assista ao vídeo