Colunistas - Bem Estar e Saúde

Confira as dicas e saiba tudo sobre ter cabelos pretos

9 de Agosto de 2017
 

Apesar de muitas pintarem os cabelos de loiro, não é pequeno o número de mulheres que pintam as madeixas de preto. A tinta preta não tem uma fama muito boa, mas pensar que ela estraga mais o cabelo do que as outras é apenas um mito.

Na verdade, por conter uma quantidade menor de amônia, a tinta preta estraga menos os fios. Com uma quantidade menor dessa substância, as cutículas ficam menos abertas e assim o cabelo não fica tão estragado.

Vantagens de quem tem cabelos escuros

Em geral, os cabelos que vão do castanho ao preto, são muito mais fáceis de manter o brilho se comparado aos fios loiros ou ruivos. Além disso, a cor preta para os cabelos nunca sai de moda. Entra estação, sai estação e os cabelos pretos são sempre a peça coringa.

Quem pode ter cabelo preto?

Os tons de pele variados e a idade de cada mulher podem fazê-la ter muitas dúvidas a respeito do assunto. A cor escura pode proporcionar um visual mais pesado e por isso não é adequada para pessoas mais velhas. E para quem tem olheiras, uma dica: o cabelo preto acentua essa região deixando-a mais escura.

A terapeuta capilar Ana Paula Nesi deu dica de um tratamento diário para os cabelos pretos e para fazer em casa.

  • Para começar, é importante que você escolha o shampoo e condicionador certos para seu tipo de cabelo. Se seus fios são naturais, opte por shampoos hidratantes e com queratina, pois eles ajudam a dar brilho e restaurar. Se os fios são tingidos, utilize produtos específicos para cabelos tintos. Você também pode optar por usar shampoos e condicionadores para cabelos escuros, que podem ser usado tanto para cabelos naturais como para cabelos tingidos, pois eles hidratam e doam brilho para os fios.
  • Utilize leave-in apenas nas pontas dos cabelos e escolha de acordo com as mesmas regras acima citada. Se utilizar ferramentas térmicas, prefira um leave-in termo ativado.
  • Hidrate quinzenalmente com a máscara hidratante de sua preferência. Agora vai uma dica especial para ser usada após a hidratação: depois de enxaguar o creme, aplique uma mistura de meio copo de água fria e duas colheres de vinagre, deixe agir por uns dois minutinhos e enxágue novamente com água fria. Isso faz equilibrar o ph do cabelo, fechando as cutículas e aumentando o brilho.
  • Os cabelos escuros merecem atenção redobrada sobre os efeitos do sol. Os raios UVA/UVB queimam o cabelo, desbotando a cor e deixando-os avermelhados e queimados. Utilize finalizadores (leave-in ou reparador de pontas) com filtro solar, todos os dias.
  • Para aumentar ainda mais o brilho, utilize sprays de brilho para finalizar.

Depois que o cabelo já está com a cor desejada, muitos cuidados devem ser tomados para manter o brilho deles. Alguns são: não expor muito à luz do sol, fazer chapinham, babyliss ou usar secador sem a proteção térmica devida, entre outros. Negligenciar a tudo isso fará que as suas madeixas crie um tom avermelhado e opaco.

Comentários
Assista ao vídeo